ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Secretaria de Educação de MS quer implantar meritocracia nos próximos 4 anos

João Humberto | 21/01/2011 21:18

Remuneração vinculada ao desempenho e ao cumprimento de metas - prática bastante difundida nos setores mais competitivos da iniciativa privada - estarão presentes na maioria das escolas estaduais do país nos próximos quatro anos. A meritocracia será adotada por 15 secretarias estaduais de educação, incluindo a de Mato Grosso do Sul, para os próximos quatro anos.

Conforme matéria do Valor Econômico, essas secretarias tratam como prioridade a elaboração, discussão e adoção de mecanismos de meritocracia para professores e outros profissionais do setor que conseguirem melhorar indicadores de qualidade - entre eles, redução da evasão e maiores notas em avaliações educacionais feitas por alunos. Medidas nessa direção podem impactar a carreira de mais de 500 mil trabalhadores da educação.

A intenção de adotar a meritocracia na educação também foi confirmada por Acre, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina. O governo paranaense, por exemplo, ainda não fala em pagamento de bônus por desempenho, mas pretende adotar um regime de metas para o magistério.

São Paulo e Pernambuco, que já aplicam o mecanismo, estudam revisar e aprofundar o modelo, respectivamente. Amazonas e Minas Gerais, primeiros estados a adotar a meritocracia, a partir de 2007, manterão a prática.

Assim como nas empresas, a adoção de bônus salariais para educadores que se destacam no trabalho e superam metas está associada a avanços de gestão. Praticamente todos os secretários e secretárias estaduais de Educação ouvidos pelo Valor vão dedicar grande esforço na geração e no monitoramento extensivo de estatísticas e informações e na criação de sistemas de avaliação próprios - inclusive com o auxílio de consultorias externas.

No Ceará e Mato Grosso do Sul, a meritocracia se estende aos estudantes. Ganham laptops aqueles com boas notas e bom índice de assiduidade. No ano passado, cerca de dez mil alunos do ensino médio foram premiados nos dois estados. Para este ano, os governos estudam instituir sistemas de recompensa para docentes em forma de 14º e 15º salários.

Segundo Maria Nilene Badeca, secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, o órgão tem estudado o assunto e visto o que as outras secretarias estão fazendo. “Há muita troca de experiência dentro do Consed [Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação]", diz. (Com informações do Valor Econômico).

Nos siga no Google Notícias