ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Secretaria estuda dar certificado a treineiros aprovados em universidades

Marta Ferreira e Aline dos Santos | 19/01/2012 22:24
Mãe de estudante exibe certificado de conclusão de Ensino Médio. (Foto: Simão Nogueira)
Mãe de estudante exibe certificado de conclusão de Ensino Médio. (Foto: Simão Nogueira)

A Secretaria Estadual de Educação estuda emitir emitir certificados de conclusão do ensino médio para todos os alunos que, mesmo sem concluir essa fase do estudo, conseguiram,como treineiros, vagas em universidades através do Sisu (Sistema Unificado de Seleção).

Diante dessa possibilidade, o defensor Marcelo Moraes Salles, responsável pelas ações que já garantiram a matrícula de duas estudantes de 15 anos na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), suspendeu, até uma definição da Secretaria, a entrada com novos processos.

A Defensoria informou que, além das duas liminares concedidas, há mais dois pedidos, um em Campo Grande e outro em Dourados, para que sejam matriculados estudantes que ainda não concluíram o ensino médio.

A Secretaria informou, por meio da assessoria de imprensa, que a situação está sob análise ainda.

Com a vaga assegurada pela Justiça, as estudantes Suzielly e Aline Gabriela estão ansiosas para se matrícular, a primeira em Pedagogia e a segunda em Zootecnia.

Elas retiraram nesta tarde o certificado de conclusão do ensino médio, na escola Riachuelo, e amanhã cedo prometem estar na UFMS para se matricular. As duas prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtiveram nota necessária para a aprovação pelo Sisu, que distribui as vagas em universidades públicas.

Orgulhosa, a mãe de Suzielly, Suzilene Silva, mostrou o certificado e disse que a filha merece, desde pequena, essa conquista. "Ela sempre foi aluna destaque na escola".

Cenário - Depois da divulgação do caso da Aline, a primeira a conseguir liminar, muitas pessoas começaram a procurar a Defensoria Pública, para interessadas em garantir a vaga para outros treineiros.

De acordo com o defensor público Marcelo Moraes Salles, com aprovação no Sisu, que substituiu o vestibular nas universidades que aderiram a ele, o adolescente comprova que tem conhecimento e maturidade para cursar o ensino superior. “Ele faz o ensino médio para absorver conhecimento. Se conseguir obter todo o conhecimento em apenas um ou dois anos, não há porque fazer todos os anos”, afirma.

Nos siga no Google Notícias