ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Secretaria retarda em três anos idade de ingresso na EJA

Redação | 09/12/2009 17:42

A Secretaria Estadual de Educação retardará, a partir de 2010, em três anos a idade mínima dos estudantes interessados na EJA (Educação de Jovens e Adultos) em Mato Grosso do Sul. A medida foi adotada após o crescimento de 140% no número de matrículas nesta modalidade de ensino no Estado.

De acordo com a secretária estadual de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, a partir de agora, a idade mínima para ingresso na EJA nível fundamental passa a ser 18 anos. Até este ano, o estudante deveria estar com, no mínimo, 15 anos.

Também foi atrasado em um ano a idade para a matrícula na EJA ensino médio, que passa de 17 para 18 anos. Ela justificou que a medida tem o objetivo de só permitir a matrícula de pessoas adultas e responsáveis e não tiveram a oportunidade de cursar o ensino normal.

Maria Nilene explicou que o estudante deverá ter maturidade para freqüentar o curso sem evadir-se. Como o tempo de duração é menor e o horário é flexível, a EJA acabou sendo opção para estudantes em idade escolar, porque estariam concluindo o curso mais rapidamente.

Nos últimos 10 anos, o número de alunos matriculados na EJA no Estado cresceu 140%. Neste ano, 59.731 alunos freqüentam a Educação de Jovens e Adultos, contra 24.847 em 1999. Em 2009, somente o número de matriculados no nível médio, 27,5 mil, supera o total registrado há 10 anos. Outros 32,1 mil freqüentam o ensino fundamental.

Nos siga no Google Notícias