ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Secretários estaduais puxam cavalgada gaúcha na Afonso Pena

Lidiane Kober e Luciana Brazil | 14/09/2013 09:44
Crianças também foram à cavalgada, que abriu a Semana Farroupilha em MS (Foto: Cleber Gellio)
Crianças também foram à cavalgada, que abriu a Semana Farroupilha em MS (Foto: Cleber Gellio)

Vindo dos pampas para Mato Grosso do Sul, o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública Wantuir Jacini puxou, na manhã deste sábado (14), cavalgada na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, para marcar o início das comemorações da Semana Farroupilha no Estado. Também gaúcho, o secretário de Habitação e Cidades, Carlos Marun, foi outro a prestigiar a largada das festividades.

“A intenção é reverenciar os que lutaram por ideais e com lealdade na Revolução Farroupilha”, ressaltou Jacini. Ele veio a Mato Grosso do Sul pela primeira vez em 1976 e fixou residência na Capital em 1999. O secretário é natural de São Gabriel (RS) e foi à cavalgada todo caracterizado de bombacha e bota.

Filha de gaúchos, a jornalista Aline Kraemer de Mello Kohl, 33 anos, foi acompanhar o pai, João Ermelindo de Mello, na largada da Semana Farroupilha. “O objetivo é preservar as tradições e se integrar ao povo de Mato Grosso do Sul, que nos acolheu muito bem”, disse.

Ela ainda fez questão de afastar dos gaúchos e a fama de bairristas. “Queremos a integração”, destacou. Em Mato Grosso do Sul, existem 18 CTGs (Centros de Tradições Gaúchas), dos quais 12 participam das atividades da Semana Farroupilha, de 14 e 21 de setembro.

A programação teve início, às 8 horas, no CTG Tropeiros da Querência. A primeira atividade foi acender a “Chama Crioula” no Parque das Nações Indígenas. Depois, começou a cavalgada, que saiu dos Altos da Afonso Pena em direção ao Centro de Tradições Gaúchas. A cavalo, o grupo segue até o Obelisco e passará pelas ruas José Antônio, Rodolfo José Pinho, Avenida Eduardo Elias Zahran, Avenida Três Barras e Miguel Sutil.

Nos siga no Google Notícias