ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Segunda chamada do Sisu traz alegrias e dilemas para estudantes

Viviane Oliveira | 27/01/2014 11:12
Stefanya ficou muito feliz ao saber que havia passado para Direito. (Foto: Cleber Gellio)
Stefanya ficou muito feliz ao saber que havia passado para Direito. (Foto: Cleber Gellio)

A futura acadêmica de Fisioterapia, Meyene Duque Weber, 17 anos, recebeu duas boas notícias nas últimas semanas. Conseguiu 100% de bolsa para cursar Fisioterapia na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), e passou na 2º chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para cursar o mesmo curso na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

Agora a dúvida é escolher entre as duas universidades. “Estou muito feliz, todo meu esforço valeu a pena”, diz. Meyene, que já havia feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2012, conta que no ano passado se preparou fazendo cursinho pré-vestibular, além de estudar em casa.

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (27) o resultado da segunda chamada da primeira edição de 2014 do Sisu. Os 5 mil aprovados deverão fazer a matricula nos dias 31 de janeiro até 4 de fevereiro. Aquele que deixar de fazer a matrícula no prazo perderá a vaga.

Quem ficou muito feliz também ao consultar o site do Sisu nesta manhã, foi Stefanya Rocha Padilha, 21 anos, que passou para Direito na UFMS. “Eu tinha ficado por duas vagas, mas achei que não conseguiria, por ser um curso concorrido”, comemora.

Stefanya havia passado no curso de letras na 2ª opção, no entanto queria mesmo cursar Direito. “É um curso muito bom, a área é ampla e tem muitas vagas para concurso público”, diz.

Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas podem participar da lista de espera usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.

A lista de espera já está disponível no site http://sisu.mec.gov.br. O prazo termina no dia 7 de fevereiro. Nesta primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O sistema seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Enem.

As vagas da maioria dos cursos ofertados em universidade públicas são preenchidas na segunda chamada, como por exemplo, na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que são ocupadas a partir da lista de espera.

Nos siga no Google Notícias