ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Seis cidades de MS enfrentam clima seco pelo segundo dia consecutivo

Bruno Chaves | 30/07/2013 17:30
Amigas aproveitam sombra de árvore e tereré gelado para espantar a sequidão (Foto: Cleber Gellio)
Amigas aproveitam sombra de árvore e tereré gelado para espantar a sequidão (Foto: Cleber Gellio)

Com umidade relativa do ar que vai de 16% a 20%, as cidades de Campo Grande, Costa Rica, Sonora, Coxim, Água Clara e Cassilândia enfrentam o clima seco pelo segundo dia consecutivo neste mês. Os índices registrados em Mato Grosso do Sul se assemelham ao de um deserto, onde a umidade pode chegar a 15%.

A relação entre a quantidade de água existente no ar e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura é chamada de umidade relativa do ar. Quando a umidade está muito baixa, problemas respiratórios como alergias, sinusites, asmas e outros, tendem a se agravar.

Para que o ser humano consiga desenvolver suas atividades corriqueiras, o ideal é que a umidade do ar esteja acima dos 30%. Nesta terça-feira (30), Campo Grande, por exemplo, registrou umidade relativa do ar de 18%. No dia anterior, o índice ficou em 20%.

“Só com bastante suco, água e tereré para aguentar”, disse o vigilante Leandro Figueiredo, 29 anos, que estava acompanhado da namorada, a estudante Kelly de Arruda, de 19 anos, embaixo de uma sombra de árvore. “Tomamos garapa também”, disse a jovem.

O auxiliar administrativo Ailson Roriz é outra pessoa que recorre aos líquidos para amenizar a sequidão da Capital. Ele conta que todas as vezes que sai de casa, leva uma garrafinha com água. “Chequei a umidade antes de sair de casa e vi que estava na casa dos 19%, por isso resolvi levar água. Mas sempre levo, por recomendações médicas até”, disse.

Sempre que sai de casa, Ailson leva uma garrafa de água para amenizar o calor (Foto: Cleber Gellio)
Sempre que sai de casa, Ailson leva uma garrafa de água para amenizar o calor (Foto: Cleber Gellio)

Segundo a meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), Cátia Braga, até o dia 12 de agosto as temperaturas devem continuar altas, acima dos 30ºC, em Campo Grande.

“Geralmente, a umidade e a temperatura são desproporcionais, ou seja, enquanto uma está alta, a outra fica baixa”, disse Cátia.

Enquanto as temperaturas não amenizam, a população devem ter algumas ações para se prevenir de doenças respiratórias e se livrar de incômodos que surgem com o tempo seco. “Usar o umidificador, lavar o quintal, deixar toalha molhada e bacia na janela ajudam a enfrentar o tempo seco, que é propício para doenças”, opinou a autônoma Priscila Barros Ferreira, 29 anos.

Umidade Relativa do Ar – De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os índices de umidade relativa do ar registrados nas estações meteorológicas de observação de Superfície Automática em Mato Grosso do Sul foram: 16% em Costa Rica e Sonora; 17% em Coxim; 18% em Campo Grande; 20% em Cassilândia; 21% em Chapadão do Sul; 22% em Jardim, Paranaíba e Porto Murtinho; 23% em Aquidauana; 24% em Três Lagoas; 26% em Miranda; e 28% em Bataguassu.

As cidades que tiveram umidade acima do ideal, 30%, foram: Amambai, Corumbá, Dourados, Itaquirai, Juti, Maracaju, Ponta Porã e Sete Quedas.

Nos siga no Google Notícias