ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Emancipadas no mesmo dia, seis cidades de MS completam 52 anos hoje

Viviane Oliveira | 11/11/2015 09:05
Naviraí, considerada a Capital do Conesul, também comemora aniversário hoje. (Foto: divulgação/Prefeitura)
Naviraí, considerada a Capital do Conesul, também comemora aniversário hoje. (Foto: divulgação/Prefeitura)

A quarta-feira é de aniversário para seis municípios de Mato Grosso do Sul. Anaurilândia, Glória de Dourados, Ivinhema, Jateí, Naviraí e Pedro Gomes, nasceram no mesmo dia e hoje cada uma delas comemora 52 anos de criação.

Com pouco mais de 8 mil habitantes, Anaurilândia fica a 371 quilômetros de Campo Grande. Para comemorar a data, a prefeitura da cidade faz um dia de lazer no Balneário Municipal com atividades esportivas e culturais. As crianças vão se divertir com parque inflável montado no local.

Localizada na região sul e com 9.992 habitantes, Glória de Dourados, teve as terras desbravadas com a colônia Federal de Dourados. O primeiro comércio instalada no povoado, foi uma loja de tecidos, conhecida como Casas Viana.

O nome do município surgiu após discurso do padre José Daniel, que na época era administrador do núcleo colonial e usou a seguinte expressão ao falar com os colonos: “Esta cidade será a glória, a glória de Dourados”.

Cachoeira é um dos pontos turísticos de Pedro Gomes.
Cachoeira é um dos pontos turísticos de Pedro Gomes.

As comemorações do aniversário de Ivinhema, distante 282 quilômetros de Campo Grande, começaram com a 7ª Sakurá Fest, tradicional festa organizada pela colônia nipônica do município, que foi realizado na Praça Nelito Câmara. A cidade, que fica na região Sul do Estado, tem pouco mais de 22 mil habitantes.

Entre os aniversariantes, o menor é o município de Jateí, que tempo pouco mais de 4 mil habitantes. A cidade fica na região da Grande Dourados.

Considerada a Capital do Conesul, com 51.535 habitantes, o município de Naviraí comemorou o aniversário ontem, com missa de ação de graça na Catedral Nossa Senhora de Fátima, culto em todas as igrejas evangélicas e show com a dupla Jads e Jadson na Arena Coliseu. As festividades vão até sábado com várias inaugurações no município.

Também em comemoração e com pouco mais de 8 mil habitantes, Pedro Gomes se destaca com grandes festas, como Festa de São Sebastião (padroeiro do município) realizada em janeiro, Carnaval, Festa do Peão Folgado e Encontro de Comitivas. A cidade, com pouco mais de 8 mil habitantes, tem sua a economia volta para a pecuária.

Nos siga no Google Notícias