ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Sejusp prepara para março divulgação de estatísticas

Redação | 07/01/2008 13:21

A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) de Mato Grosso do Sul informou que já está trabalhando para cumprir a lei promulgada em dezembro pela Assembléia Legislativa, determinando que a cada três meses sejam publicadas estatísticas da violência em Mato Grosso do Sul. Hoje, não há uma periodicidade ou regra a esse respeito.

A lei foi promulgada no dia 17 de dezembro. Isso quer dizer que a primeira estatística deve estar pronta no dia 17 de março. Conforme a lei, de autoria da deputada estadual Celina Jallad (PMDB), os índices de criminalidade, prisões, apreensões e dados referentes ao sistema penitenciário na Capital e no interior, terão que ser divulgados no site oficial do governo do Estado.

A medida legal estabelece que a Sejusp deve divulgar no site o número de ocorrências registradas pelas polícias Militar e Civil, por tipo de delito; quantidade de inquéritos instaurados pelas duas instituições também conforme o crime; dados sobre prisões em flagrantes; mandados de prisão recebidos e cumpridos; número de delitos comunicados às autoridades policiais, discriminados por tipo penal; quantidade de armas apreendidas; número de ingressos e saídas no sistema penitenciário; de alvarás de soltura cumpridos e dados sobre fugas no sistema penitenciário.

Acesso difícil - Hoje, não há uma periodicidade ou regra a respeito da divulgação de dados. Ao contrário, em outubro a Sejusp baixou uma resolução que centralizou e tornou mais burocrático o acesso a informações sobre criminalidade. As instituições subordinadas e vinculadas à Sejusp são obrigadas a enviar os dados todos os meses, ou quando requisitado extraordinariamente, à Superintendência de Inteligência.

Lá é feita análise dos dados e produzidas estatísticas com números consolidados que são enviados para a Assessoria de Comunicação da Sejusp, para divulgação à imprensa. Essa divulgação não tem sido periódica e a obtenção de dados constuma ser trabalhosa.

Segundo as informações da assessoria de imprensa da Sejusp, a Superindência de Inteligência continuará responsável por fornecer os dados para a alimentação em um link específico no site do governo, o www.ms.gov.br. A forma como isso vai ser visualizado por quem acessar o site está sendo estudada, como informou a assessoria.

Nos siga no Google Notícias