ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Sejusp trabalhará com bolivianos no combate ao tráfico

Redação | 21/05/2010 12:32

A secretaria de Segurança de Santa Cruz, departamento boliviano, irá trabalhar juntamente com as forças da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) em operações na fronteira dos dois países.

A informação foi dada pelo secretário de Segurança de Santa Cruz, Mário Aguirre, que esteve na Expo-MS, participando do Forúm Internacional de Logística Zicosul - Codesul. No evento estiveram também o governador André Puccinelli e o governador da província argentina de Salta, Juan Manuel Urtubey.

"Fizemos acordo com a Sejusp para trocas de experiências e conhecimento da região", explicou Aguirre. As operações serão coordenadas com o Comando de Exército Boliviano em Porto Suarez e envolverão militares e policiais.

Além de operações conjuntas, o Estado também trabalhará com os bolivianos na ampliação do turismo. Aguirre espera que a região fique movimentada e estimule os visitantes.

As ações fazem parte das medidas anunciadas ontem pelo governo boliviano de reforçar a presença militar na região de fronteira, onde foi detectada a crescente presença de narcotraficantes, assassinos e quadrilhas colombianas.

A medida visa especialmente o departamento de Santa Cruz, que faz fronteira com o Estado e o Paraguai. São mais de 600 quilômetros de fronteira com o MS, disse o secretário de segurança.

A Bolívia, com 195 toneladas ao ano, é o terceiro produtor mundial de cocaína, atrás de Colômbia e Peru, segundo um informe emitido em março pelos Estados Unidos.

Nos siga no Google Notícias