ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Sem cela, presos ficam acorrentados em Nova Alvorada

Redação | 17/01/2008 19:32

O Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul denunciou que os presos de Nova Alvorada do Sul estão sendo acorrentados na delegacia da cidade, diante da falta de celas para acomodar os acusados de crimes. Roberto Simião de Souza, vice-presidente da entidade, informou que a situação estaria ocorrendo há cerca de quatro meses.

"A delegacia da cidade ocupa um prédio alugado que não tem cela. Quando acontecia uma prisão, o acusado era levado para o destacamento da Polícia Militar, onde há uma cela. Porém, essa cela foi danificada, e não há local para manter a custódia dos internos", afirmou o sindicalista, informando que há casos de internos que são obrigados a pernoitar no local, "apesar do delegado afirmar que eles ficam acorrentados apenas enquanto se lavra o flagrante".

Os detentos, conforme Simião de Souza, ficam na varanda da delegacia, o que representaria um risco para a sociedade. "Eles ficam sob custódia dos agentes, mas podem escapar. E um preso de alta periculosidade com uma corrente se torna uma ameaça ainda maior, pois pode a usar como arma", alertou.

A denúncia foi encaminhada à Secretaria de Estado de Segurança Pública, Comissão de Direitos Humanos da Seccional de Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul, Diretoria de Polícia do Interior e Corregedoria da Polícia Civil, em um rol de queixas sobre as situações adversas enfrentadas pela categoria. "A custódia de presos não é um papel do policial civil, e sim da Agepen. O policial não tem preparo para isso", sustentou Souza.

"Mãos atadas"

Nos siga no Google Notícias