ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Sem consenso, produtores não fecham acordo e impasse por terras segue

Lidiane Kober | 25/06/2014 18:13

Sem consenso, proprietários de 15 mil hectares reivindicados por indígenas da Reserva Buriti, em Sidrolândia, não fecharam acordo com o Governo Federal e o conflito por terras na região continua sem solução e data para acabar.

Advogado dos fazendeiros, Newley Amarilla explicou que os produtores rurais preferem esperar mais tempo para receber a fechar um acordo que não agrade ambas as partes.

Para receber o valor pela indenização das terras no ano que vem, o acordo, obrigatoriamente, precisaria ser selado até 30 de junho, último prazo para a União emitir precatórios no sentido de reembolsar os fazendeiros.

“Melhor fazer um acordo com calma do que fazer tudo na pressa, precisamos de mais tempo para fechar consenso”, frisou Newley. “Agora, só não vai ser possível receber o valor no ano que vem, mas isso não nos preocupa, porque o montante será corrigido monetariamente e acrescido de juros”, explicou.

A decisão, conforme o advogado, já foi comunicada ao Ministério da Justiça. Além disso, os produtores devem divulgar nota, detalhando a decisão.

“Infelizmente, não se logrou um acordo agora, confiamos que vamos chegar ao consenso, enquanto isso, os produtores não devem renunciar ao direito, concedido pela Justiça”, frisou Newley. “Vamos continuar negociando e o acordo pode sair a qualquer hora”, finalizou.

As negociações vão completar um ano em 31 de julho. De um lado, os produtores rurais não abrem mão dos R$ 124 milhões, embasados em laudo elaborado por uma empresa particular. O governo, por sua vez, se propõe a pagar R$ 80 milhões.

Nos siga no Google Notícias