ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Sem laboratório em MS, novo exame trava 400 processos de CNH

Aline dos Santos | 07/03/2016 13:22

Alvo de ação do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), a exigência de exame toxicológico para renovação ou obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E paralisa cerca de 400 procedimentos em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão estadual, o usuário enfrenta transtorno porque o sistema nacional bloqueou a emissão da carteira nas três categorias. No Estado, são mais de 250 mil habilitados nas categorias C,D e E.

A exigência, que passou a vigorar em 2 de março após sucessivos adiamentos, deve deixar o processo mais caro e longo. A estimativa é que o exame custe R$ 350. O Detran estadual acionou a Justiça Federal para suspender a medida.

No pedido de liminar, o órgão alega que faltam laboratórios credenciados para a realização do exame. “Visto que, quem faz esse credenciamento é o Denatran [Departamento Nacional de Trânsito], e até o momento no site deles apenas 06 laboratórios estão aptos a realizarem o exame”, informa o Detran.

Em tese, a coleta será realizada no Estado, enviada para o laboratório credenciado, que encaminhará a amostra para os Estados Unidos.

O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso do Sul aguarda uma decisão da Justiça sobre o pedido do Detran. “Os processos de renovação e mudança de categoria estão parados. O Denatran travou o Registro Nacional dos Condutores Habilitados. Se faltou o toxicológico, não emite as carteiras”, afirma o presidente do sindicato, Wagner Prado.

O teste, previsto em lei, identifica se até 90 dias antes da coleta o profissional usou drogas, como maconha, cocaína, crack, anfetaminas e metanfetaminas.

No site do Denatran, constam seis laboratórios credenciados, sendo cinco em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Das opções, disponíveis, somente um tem informações sobre a rede ofertada no País, mas não há local designado em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias