ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Sem risco de radiação, objeto espacial será apreendido e levado à delegacia

Ricardo Campos Jr. | 31/12/2014 16:53
AEB identificou objeto como tanque de combustível de veículo espacial (Foto: reprodução Facebook)
AEB identificou objeto como tanque de combustível de veículo espacial (Foto: reprodução Facebook)

Vistoria de um físico da Comissão Nacional de Energia Nuclear, nesta quarta-feira (31), constatou que o tanque de combustível de veículo espacial encontrado em uma chácara de Santa Rita do Pardo, a 266 km de Campo Grande, não emite radiação. Assim, segundo o delegado local Rodrigo Alencar Camapum, o objeto será apreendido e levado à delegacia.

“Agora nós vamos aguardar algum órgão que seja competente para recolhê-lo e levá-lo embora”, disse ao Campo Grande News. Camapum afirma que já entrou em contato com várias entidades e até o momento nenhuma se dispôs a fazer o recolhimento.

Como a vistoria foi realizada no final da manhã, o destroço ainda está na propriedade rural. Ainda não há data para o traslado até a unidade policial.

Mistério – A identificação da peça foi feita pela AEB (Agência Espacial Brasileira) após análise das fotos postadas em redes sociais. Suspeita-se que a origem do item, conforme a assessoria do órgão, seja estrangeira, tendo em vista que o país utiliza tecnologia de placas para mover os objetos que lança no espaço. Como não tem mais utilidade, pode ser considerado lixo espacial.

Uma das hipóteses é que seja parte de um veículo lançador. Nesses casos, normalmente, o tanque de combustível é liberado automaticamente depois que a estrutura atinge uma determinada altura.

Outra possibilidade, segundo a assessoria da AEB, é que o tanque pertença a um satélite e tenha acidentalmente se desprendido durante órbita. É muito difícil, conforme o órgão, determinar a origem da peça e mesmo que isso ocorra, fica a critério do país de origem decidir se irá recuperá-lo ou não.

A queda chamou a atenção dos moradores da cidade não só após a aparição do objeto, mas também pelos rastros de luz que pareciam bolas de fogo, avistados por moradores na noite anterior ao descobrimento do destroço. Ainda não se sabe se o fenômeno tem relação com a peça do veículo espacial.

Nos siga no Google Notícias