ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Sem tratamento de resíduos, licenças ambientais emperram

Redação | 02/02/2010 16:11

A crescente industrialização de Três Lagoas expõe uma necessidade crescente com as novas demandas ambientais: o tratamento e a reciclagem de resíduos industriais. Nesta quinta-feira (4), uma audiência pública discute a implantação da primeira empresa especializada no Estado, que pode abrir as portas para a chegada de novas indústrias e oferece condições de licenciamento ambiental para empreendimentos em fase de instalação no Estado.

A implantação da Empresa de Tratamento de Resíduos Industriais do Paraná (Etrip), de acordo com Mário Borges, diretor do grupo de consultoria Melo Franco, dá suporte para que grandes empreendimentos em fase de instalação no Estado, como a Florestal e a VCP, no setor de celulose, obtenham de forma mais ágil o licenciamento ambiental por parte da secretaria de Meio Ambiente.

Um dos impedimentos para o crescimento do setor, de acordo com o especialista, é justamente a falta de uma empresa comprometida com a coleta e o tratamento dos resíduos industriais instalada em Mato Grosso do Sul. "Com isso muitas empresas tinham atraso na liberação das licenças ambientais, já que precisavam planejar uma logística complicada para o transporte e o tratamento desses resíduos. O próprio Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) usa como condicionante para a liberação das licenças ambientais a destinação e tratamento dos resíduos industriais", explica Borges.

A Etrip deve entrar em funcionamento, de acordo com a assessoria, até 2011 e vai explorar um novo filão de mercado com a chegada das indústrias à região de Três Lagoas. Com isso os operadores esperam criar uma nova cadeia econômica e de empregos. "A instalação de uma empresa como essa garante às demais indústrias economia no tratamento de resíduos e cria uma série de novos empregos, porque cria um ponto favorável à instalação de novos empreendimentos", completa Mário Borges.

A audiência pública para apresentação do Relatório de Impacto Ambiental da Etrip acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no Souvenir Buffet, na Rua João Silva, 677, Centro, em Três Lagoas.

Nos siga no Google Notícias