ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Seminário discute exploração de águas subterrâneas em MS

Redação | 29/10/2009 12:44

No segundo dia de evento, o V Seminário Internacional de Direito, Águas, Energia e Aquecimento Global e seus impactos na Agricultura, que é realizado na Assembleia Legislativa em Campo Grande, discutiu hoje a exploração de águas subterrâneas pelas mineradoras, e a possibilidade de implantação do projeto em Mato Grosso do Sul. A proposta, que já é adotada em alguns estados, tem como referência o trabalho desenvolvido em Minas Gerais.

Palestrante do assunto, Antonio Carlos Betachini, presidente da empresa Hidrogel Serviços de Hidreologia, explicou que a exploração de águas subterrâneas por mineradoras não representa uma ameaça aos recursos hídricos.

Segundo ele, a maior ameaça vem da agricultura, pela utilização dos adubos que elevam o nível de nitrato. Desta maneira, a proposta não traria ameaças para o Aquífero Guarani, se fosse desenvolvida em MS.

Outro exemplo aplicado em Minas Gerais e discutido no seminário foi a campanha de regularização do uso da água, exposta pela diretora de monitoramento e fiscalização ambiental do Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas).

Naquele estado, o trabalho teve como objetivo informar e facilitar o acesso aos meios de regularização do uso da água, e levantar informações sobre a utilização dos recursos hídricos.

Preservação - Presente na discussão, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, Hildebrando Campestrini, destacou a importância de catalogar os cursos d´água do Estado.

De acordo com Hildebrando, não há nenhum acervo que reúna essas informações hídricas de MS, e a realização de um 'mapa hidrográfico' é fundamental para o embasamento de todo e qualquer projeto relacionado ao assunto.

(Com informações da assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa)

Nos siga no Google Notícias