ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Senado aprova ampliação da lei antifumo para todo o País

Francisco Júnior | 24/11/2011 09:09

A medida passará a valer a partir da sanção do texto pela presidente Dilma Rousseff. A proposta, porém, ainda depende de regulamentação para fixar valor de multa

O Senado aprovou uma medida provisória que proíbe o fumo em ambientes fechados de acesso público em todo o país. Com essa medida, até os locais conhecidos como fumódromos, áreas criadas especificamente para fumantes em bares, restaurantes, danceterias e empresas, ficam proibidos.

A medida passará a valer a partir da sanção do texto pela presidente Dilma Rousseff. A proposta, porém, ainda depende de regulamentação para fixar valor de multa.

A medida prevê ainda o fim das tabacarias --locais onde é possível fumar desde que não haja comida e bebida.

Hoje, leis semelhantes já vigoram em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

O município de Campo Grande também possui uma lei que restringe os locais para fumantes. É proibido fazer uso de cigarros, cigarrilhas, cachimbos e charutos dentro de espaços coletivos, como lanchonetes, boates, restaurantes, supermercados, padarias, praças de alimentação, ambientes de trabalho, estudo, casas de espetáculos, áreas comuns de condomínios, transporte coletivo, viaturas e táxis.

A lei também diz que deverão ser afixados cartazes informando sobre a proibição. Se o fumante insistir em acender o cigarro, deve ser alertado para sair do local. Inclusive, caso seja necessário, é previsto auxílio de força policial.

No Brasil, estima-se uma população fumante de 15% --em 1989 era de quase 35%. ( Com informações da Folha de São Paulo)

Nos siga no Google Notícias