ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Senado aprova projeto de lei sobre crimes pela Internet

Redação | 10/07/2008 11:03

O Senado aprovou em votação na noite de ontem, o projeto de lei que tipifica e estabelece punição para quem cometer crimes pela internet. A proposta será avaliada agora pela Câmara, porque sofreu mudanças antes da votação pelos senadores.

O texto tramitava desde 2003 e cria dez novos tipos penais, na área de informática. Caso seja sancionada, começarão a vigorar no País penas para crimes de estelionato eletrônico, como roubo de senhas para acesso a contas bancárias; divulgação indevida de informações; e até difusão de vírus; com penas em um e três anos de prisão.

Também foi criminalizada a divulgação de dados pessoais e de fotos, sem a autorização da pessoa.

Já os provedores de acesso terão pelo menos 4 obrigações: manter por três anos dados de endereçamento eletrônico de origem, hora e data da conexão; preservar, após requisição judicial, informações requisitadas; e informar em sigilo à autoridade competente denúncia que tenha tomado conhecimento e que contenha indícios de crime. Quem desrespeitar essas normas, poderá pagar multa de R$ 2.000 ou até R$ 100 mil.

Em 2006, o mesmo projeto havia causado polêmica quando especialistas e provedores de acesso reagiram contra a obrigatoriedade de identificação prévia de internautas.

O projeto não proíbe, por exemplo, o ato de baixar arquivos de música, apenas contempla a parte de segurança para quem usa a internet. (com informações do UOL)

Nos siga no Google Notícias