ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Servidor tem opção da portabilidade, afirma governador sobre consignado

Marta Ferreira e Aline dos Santos | 02/09/2011 09:37

Ao comentar esta manhã a decisão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), determinando o fim da exclusividade para administração de empréstimos consignados, como ocorre com o Banco do Brasil, o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB, disse que os servidores do Estado têm, desde sempre, a opção da “portabilidade”, ou seja de fazer as operações em outras instituições.

Em entrevista ao Campo Grande News*, o governador disse que há decisões judiciais neste sentido e que a Secretaria de Administração tem autorizado a realização de empréstimos consignados em outras instituições que não o Banco do Brasil.

Puccinelli não revelou se o contrato com o Banco do Brasil vai sofrer alguma alteração. O contrato, firmado em 2009, vale até 2014 e quando foi firmado, a instituição pagou R$ 157 milhões para continuar administranto a folha de pagamento do Estado.

No começo de 2010, o Governo do Estado baixou decreto estabelecendo a exclusividade e, a partir daí, descredenciou as outras instituições que faziam consignados para os servidores.

A decisão do Cade foi a segunda no mesmo sentido. No começo do ano, o Banco Central editou norma impedindo que novos contratos tragam cláusula de exclusividade para a realização de consignados. O Cade, ao analisar o assunto, entendeu que elas elas ferem a livre concorrência e determinou que sejam suspensas inclusive as que estão em vigor.

O Banco do Brasil emitiu nota sobre o assunto, informando que vai aguardar ser comunicado oficialmente da decisão e também que vai trabalhar pelo cumprimento das claúsulas dos contratos firmados.

Nos siga no Google Notícias