ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Servidores da Assembleia doam sangue em unidade móvel do Hemosul

Edmir Conceição | 10/11/2011 16:49
Servidores da Assembleia repetem gesto de solidariedade e contribuem para estabilização do estoque de sangue do Hemosul. (foto: Giuliano Lopes)
Servidores da Assembleia repetem gesto de solidariedade e contribuem para estabilização do estoque de sangue do Hemosul. (foto: Giuliano Lopes)

Um ônibus do Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia) de Campo Grande fez coleta de sangue de doadores voluntários durante toda a manhã no estacionamento da Assembleia Legislativa. Deputados e servidores participaram da campanha.

O 1º secretário da Assembleia, deputado Paulo Corrêa (PR), fez doação antes do início da sessão legislativa. "Não estou aqui como deputado, mas como cidadão. Sou doador fidelizado. E solicito para todas as pessoas que façam o mesmo", afirmou. Paulo Corrêa explicou que a campanha é muito importante porque está faltando sangue no Hemosul.

O técnico parlamentar Angelo Montanher Neto, 50, é doador de sangue há 15 anos. Tudo começou quando o filho dele ia passar por uma cirurgia no coração e necessitava de muito sangue. "Muitos amigos e doadores anônimos, que considero amigos também, se sensibilizaram e doaram sangue para o meu filho. Por gratidão, eu sempre participo das campanhas e fora delas também vou ao Hemosul. É a minha forma de retribuir", detalha.

Já o garçom Paulo Flávio, 33, aproveitou a comodidade de poder fazer a doação em frente ao local de trabalho. "Vi meus amigos da mesma diretoria doando e resolvi doar também", disse. Ele já havia doado sangue anteriormente, mas não tem o hábito de participar das campanhas.

Desde 1995, a Assembleia Legislativa promove campanha de doação de sangue e a partir de 2007 o Hemosul passou a receber as doações de sangue no estacionamento antigo, por meio de sua unidade móvel..

Somente no ano passado, foram colhidas 89 bolsas de sangue, sendo que 33 foram aptas para serem utilizadas, conforme a diretora de Saúde e Assistência Social da Assembleia, Fabrícia Rezende de Rezende.

Os requisitos básicos para a doação de sangue são ter entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos, não estar em jejum e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. É recomendável ainda não ter fumado por pelo menos duas horas antes da doação.

Para doar, é necessário ainda levar um documento com foto, emitido por órgão oficial. No fim do ano, a necessidade de sangue aumenta por causa da quantidade de acidentes de trânsito e da redução de doações, em decorrência das férias e das festas de Natal e Ano Novo.

O ônibus do Hemosul também está cadastrando doadores voluntários de medula óssea.

(*) Com informações da ALMS

Nos siga no Google Notícias