ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Servidores da Funasa em greve por tempo indeterminado

Redação | 02/07/2008 14:35

Servidores da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) que trabalham nas aldeias de Mato Grosso do Sul deflagraram greve nesta quarta-feira. Eles reivindicam a volta de uma indenização e ainda um plano de carreiras para a categoria.

Segundo Edmundo Pires, representante da classe, com a greve, todo o atendimento que é realizado nas aldeias está suspenso. A paralisação é por tempo indeterminado.

Pires explica que os 739 profissionais que trabalham nas aldeias, mas que não são servidores, não estão em greve, no entanto o serviço deles fica prejudicado porque os motoristas que levam as equipes às aldeias, são funcionários da União. A Funasa tem 159 servidores no Estado.

Somente os atendimentos de urgência estão mantidos, de acordo com Edmundo, que explica que desde que a Funasa assumiu a saúde indígena, em 1999, os servidores recebiam R$ 26 por dia trabalhado, agora, o abono salarial foi cortado.

Uma medida provisória de maio deste ano criou uma gratificação de R$ 590 em substituição à indenização. No entanto, conforme Edmundo, nem todos os servidores vão receber.

Nos siga no Google Notícias