ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Servidores da Segurança têm assembléia unificada dia 18

Redação | 27/03/2009 18:00

Os servidores da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul decidiram unir forças e criaram uma entidade que congrega as principais instituições, o Fossep (Fórum dos Servidores em Segurança Pública), que no dia 18 abril terá a primeira assembléia geral.

O objetivo do grupo é enfrentar o governo nas questões salariais e pertinentes à classe. Na pauta estão, como ponto princial, reivindicações salariais.

Um motivo recente de preocupação é projeto de lei "secreto" que foi enviado à Assembléia Legislativa pelo governo, que segundo eles teria os índices de reajuste salarial para os servidores.

"Tudo indica que ele [o governador] vai fazer como em 2008. Ele parece estar se adiantando para não ter manifestações. Talvez ele esteja pensando que a classe vai se contentar com o que ele der. Não vai ser assim", adianta o presidente da ACS (Associação de Cabos e Soldados de Mato Grosso do Sul), José Floriano Melo Irmão que acrescenta: "na terça-feira deve sair da gaveta", primeiro dia de sessão na semana da Assembléia.

Apesar da possibilidade de surpresa, a categoria vai apresentar uma proposta de reajuste e ainda um plano de equiparação salarial para os iniciantes nas carreiras de soldado, agente de polícia e agente penitenciário.

"Queremos que essas funções tenham os salários elevados, gradualmente até 2014, chegando a 60% do salário de um delegado em início de carreira", disse Melo. Levando em conta os valores de hoje, os vencimentos de um soldado iniciante passariam para algo em torno de R$ 4 mil.

Segundo o presidente, este valor já é pago pelas Polícias do Distrito Federal. Ele ainda explica que a data de 2014 seria para que o atual governador, André Puccinelli (PMDB), possa honrar o que for acertado até o fim de um possível segundo mandato.

A assembléia geral da segurança foi marcada para o dia 18 de abril porque o governador se comprometeu a iniciar as conversas com a categoria a partir do próximo dia primeiro. "Vamos ouvir o que ele tem para nos apresentar".

Mesmo aguardando que o primeiro movimento seja feito pelo governo, a classe já adianta que não vai ficar calada caso aconteça como no ano passado, quando receberam apenas 3% de aumento depois de dois anos, mais abono de R$ 100,00.

Em maio, quando foi anunciado o índice, o governo garantiu que até setembro de 2008 convocaria policiais militares para negociar melhorias, mas até agora a reunião não ocorreu. "Em 2007 ouvimos o governo, em 2008 também , mas até agora o governo não ouviu a gente".

André Puccinelli, em recentes entrevistas, disse que não marcou audiencia ainda por não aceitar imposições da categoria.

Nos siga no Google Notícias