ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Servidores do INSS entram em greve amanhã

Redação | 15/06/2009 16:15

Entidades que representam os servidores do INSS anunciaram que a partir de amanhã estarão em greve. A paralisação é nacional, por manutenção da jornada de trabalho de 30 horas semanais, incorporação de gratificações, reestruturação do Plano de Cargo e Carreira e contratação imediata de servidores.

A Federação Nacional que representa a categoria informa que os funcionários de Mato Grosso do Sul já garantiram adesão ao movimento.

Em Campo Grande, a concentração amanhã começa às 7 horas na agência da rua 26 de agosto, como ato para marcar o início da greve. Os funcionários pretendem usar a mobilização para sensibilizar a comunidade sobre a importância da greve.

O maior motivo de reclamação é que no mês passado o governo federal decidiu aumentar a jornada de serviço, de 6 para 8 horas diárias.

Na avaliação da entidade, a medida desrespeita uma das maiores conquistas da categoria nos últimos 24 anos, quando foi implantada a carga de 30 horas semanais.

"Existe um decreto do próprio governo Lula, de 2005, que estabelece a carga horária de 30 horas semanais nos órgãos e locais de trabalho que atendem a população em turnos ininterruptos", argumenta a Federação em nota à imprensa.

Segundo a entidade, a própria categoria defende a abertura das agências da Previdência Social até 10 ou 12 horas ininterruptas, mas desde que sejam adotados dois turnos de trabalho, perfazendo 6 horas diárias para cada um deles.

Ilegalidade - O governo federal agiu rápido e conseguiu no dia 10 de junho decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) contra a greve.

A paralisação foi considerada ilegal por falta de negociação anterior sobre as reivindicações apresentadas pela categoria. Em caso de descumprimento, foi fixada multa de R$ 100 mil reais por dia contra a Federação Nacional de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Assistência e Previdência Social.

No fim de semana, os servidores receberam a informação sobre a ilegalidade, mas em assembléia hoje ao meio-dia a categoria decidiu manter a manifestação. "O pior é que queremos manter algo que já temos", comenta a Anita Borba, do comando de mobilização criado em Campo Grande.

Segundo ela, desta vez a categoria "radicalizou", diante da possibilidade de aumento da jornada de trabalho de 6 para 10 horas diárias.

Oficialmente, a gerência do INSS garante não saber da greve e avalia que só amanhã será possível verificar o impacto do movimento.

Na tarde de hoje, houve reunião entre a gerência de Campo Grande e os chefes das 4 agências da Previdência na Capital, para avaliar estratégias caso a paralisação se confirme.

Mais uma Em setembro do ano passado, os peritos do INSS em todo o País decidiram paralisar as atividades todas às quartas-feiras em protesto a Medida Provisória

Nos siga no Google Notícias