ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Servidores faziam gincana para facilitar sonegação

Redação | 11/05/2009 15:13

Empresários envolvidos no esquema de sonegação fiscal e crime ambiental desarticulado hoje promoviam uma gincana para apontar qual o servidor mais se empenhava no "trabalho". Clipes de cores e formas diferentes em cada nota fiscal usada pelo bando indicavam quanto os servidores receberiam ao fim do mês.

Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a competição foi lançada para aumentar o êxito do esquema. Para a PRF, trata-se de um método engenhoso, que foi descoberto durante fiscalização de trânsito.

Os caminhões que transportavam a madeira irregular circulavam com excesso de peso. Veículos com capacidade para 25 toneladas eram flagrados com até 50 toneladas de madeira.

No momento da transferência do excesso de carga, os policiais rodoviários federais observaram que o carregamento também era composto por outros tipos de madeira, além de pinus. Estima-se que, em pouco mais de um ano, a organização criminosa tenha movimentado mais de R$ 10 milhões.

Pelo menos 650 caminhões e carretas teriam utilizado o esquema fraudulento, o que soma mais de 32 mil metros cúbicos de madeira beneficiada. Se os carregamentos fossem transportados sem excesso de peso, seriam necessários 1.600 caminhões.

Nos últimos cinco anos, a Polícia apreendeu mais de um milhão de metros cúbicos de madeira irregular, suficientes para encher 360 piscinas olímpicas oficiais. Marcelândia, no norte de Mato Grosso, é um dos 36 municípios prioritários do Ministério do Meio Ambiente para combate ao desmatamento da região Amazônica.

Ao todo, 15 pessoas foram presas, entre elas servidores públicos de Mato Grosso do Sul, motoristas, empresários e policiais. Todas foram encaminhadas hoje ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial ao Crime Organizado).

Nos siga no Google Notícias