ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Sesau defende eutanásia de cão com leishmaniose em nota

Redação | 10/08/2010 17:01

Em resposta a informações que vem sendo disseminadas principalmente em redes sociais na internet, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nota hoje esclarecendo que tem autorização judicial para a eutanásia de cães diagnosticados com leishmaniose.

No comunicado, a Sesau afirma que uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, dada em maio deste ano, permite o procedimento "em animais da espécie canina portadores da leishmaniose visceral canina (LVC), mediante a comprovação dos exames ELISA e RIFI conjuntamente e com autorização do proprietário do cão".

"Qualquer notícia contrária às informações acima mencionadas não conferem com os termos da decisão em vigor", diz a nota.

"As atividades estão sendo desenvolvidas de forma correta e legal, respeitando as normas do Ministério da Saúde e as determinações judiciais vigentes, não existindo dúvidas acerca da seriedade com que os procedimentos no âmbito do CCZ estejam sendo desenvolvidos, o que afasta qualquer comentário improcedente", prossegue o texto.

O CCZ desenvolve, neste momento, campanha para realização de exames nos cães que, quando a doença é diagnosticada, sofrem eutanásia. O argumento é que os animais contaminados representam risco de transmissão da doença para outros animais e para os humanos.

Entidades de proteção aos animais defendem que os donos sempre façam a contraprova do exame. Há, também, entre os veterinários, os que defendem o tratamento dos cães doentes, que as autoridades de saúde reprovam.

A Sesau não informou o número de eutanásias que têm sido realizadas.

Nos siga no Google Notícias