ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Sesau divulga regras contra gripe nas escolas da Capital

Redação | 14/08/2009 08:41

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou, hoje, uma resolução com medidas que devem ser adotadas em todas as unidades de educação de Campo Grande devido à gripe A H1N1, conhecida como gripe suína. A pandemia já fechou 12 estabelecimentos de ensino na Capital.

As orientações são válidas para as unidades de educação do ensino fundamental, médio e superior.

Conforme a resolução, os estudantes devem ser orientados a levar para a escola garrafa de água, talheres, copos e utensílios de uso pessoal. A utilização do bebedouro de uso comum deve ser evitada.

De hora em hora, as portas e janelas das salas de aulas devem ser abertas para a renovação do ar. Já durante os intervalos entre as aulas, as salas deverão ser higienizadas com água e sabão ou produtos de limpeza regular.

O aluno com gripe deverá permanecer em casa por sete dias. Não será necessário atestado médico, somente uma declaração de próprio punho assinada pelos pais ou responsáveis.

A Sesau reforça que o monitoramento dos casos de gripe nas unidades escolares deve ser diário. As atividades escolares serão suspensas nas seguintes situações: quando mais de 10% dos alunos da instituição de ensino apresentar, simultaneamente, quadro gripal ou "caso haja, em uma mesma turma, mais de 15% dos alunos simultaneamente em estado gripal, atingindo a interrupção apenas à turma afetada".

Lição - Com a gripe A estampada no noticiário, as crianças já demonstram ter informações sobre a doença. Caso de Maria Clara, de 5 anos, que estuda no colégio Cnec. "Já falei para a minha mãe. Se ela for espirrar, tem que botar a mão na boca e depois lavar as mãos para não passar para os amigos delas", orienta. Na defesa das medidas de prevenção, a pequena "entrega" até a família: "Você acredita que meu pai não põe a mão na boca quando espirra".

No Cnec, a direção manteve apenas um dos quatro bebedouros em funcionamento, somente para que os alunos encham as garrafinhas de água. As salas de aulas permanecem com as janelas abertas e passam por limpeza a cada intervalo.

Confirmado - Conforme boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado ontem, Campo Grande registra nove casos confirmados da doença.

Em todo o Estado, são 22 casos de gripe A confirmados. O exame laboratorial é feito somente em casos graves.

Em Mato Grosso do Sul, outros 85 pacientes, distribuídos em 22 municípios, estão sendo monitorados.

Nos siga no Google Notícias