ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Sesau realiza testes rápidos de Aids em caminhoneiros

Redação | 17/08/2009 15:13

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realizará, gratuitamente, testes rápidos da Aids em caminhoneiros. Feitos por meio do programa Previna Cidade Morena, os exames serão oferecidos em quatro postos de combustíveis situados nas saídas da Capital.

O Previna Cidade Morena é um projeto que reúne 20 eventos, sendo cinco em cada região da cidade, que tem como objetivo levar a prevenção e o teste de HIV a diversas comunidades de maior vulnerabilidade, trabalhadores, caminhoneiros e outras. Durante os eventos são distribuídos preservativos e materiais informativos como folhetos e jornais que orientam a população sobre como se prevenir e onde procurar tratamento para DST e Aids, além de informações e atendimento de outros programas de Saúde.

No caso dos caminhoneiros, que acontece nos postos de combustível, será realizado o teste rápido, que dá o resultado de HIV em apenas 15 minutos. "A população de caminhoneiros, além da vulnerabilidade, nem sempre consegue ir à uma Unidade Básica de Saúde buscar os resultados destes exames, pois estão sempre viajando. Por isso eles realizam o teste rápido, que dá o resultado na hora", explicou a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Gisele Maria Brandão de Freitas.

Os postos são: Caravagio, na BR 163; Figueira, na saída para Cuiabá; Platinão, na BR 163; e Tarumã, na saída para Sidrolândia. O início dos testes seria hoje, mas foi adiado para quarta-feira. O primeiro será o Posto Caravagio.

Nos siga no Google Notícias