ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Sesi pretende levar aulas para funcionários de obras

Redação | 20/10/2009 07:30

O Sesi estuda implantar em Mato Grosso do Sul, a partir do próximo ano, um projeto de educação junto aos trabalhadores da construção civil nos moldes de programa semelhante ao desenvolvido no Ceará.

Levantamento do Radar Industrial da Fiems, com base nos dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Emprego, entre 2000 e 2006, constatou que em 2000 pelo menos 81% dos 10.708 trabalhadores do setor tinham somente até a 8ª série do Ensino Fundamental, enquanto em 2006 esse percentual caiu para apenas 72% dos 17.137 empregados nas 1.160 empresas em atividade no Estado, ou seja, uma queda nove pontos percentuais.

Além disso, ainda conforme o levantamento do Radar Industrial, mais da metade desse contingente de 12.338 trabalhadores da construção civil não chegou a completar a 8ª série. Segundo a Fiems, essa situação é um entrave ao desenvolvimento para a construção civil.

De acordo com o gerente técnico do Sesi, Arnaldo Leite, a intenção é, em parceria com o Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção de Mato Grosso do Sul), repassar aos industriários desse segmento industrial conhecimentos básicos de literatura, informática e matemática.

A técnica da Área de Educação do Sesi do Estado, Delzanira Gomes da Silva, foi enviada ao Ceará para participar de um estágio e obteve informações da inclusão digital dos trabalhadores da construção civil por meio do Programa Qualidade de Vida na Construção.

A técnica da Área de Educação do Sesi conheceu as oficinas de leitura e de matemática articuladas com a inclusão digital no âmbito do projeto

Nos siga no Google Notícias