ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Setor imobiliário pode ter regulação em Campo Grande

Redação | 25/11/2010 16:24

A suposta "venda casada" de imóveis voltou a ser assunto nesta quinta-feira em reunião entre deputados estaduais, Procon, Sindicato da Habitação e Conselho dos Corretores de Imóveis. Em agosto deste ano, o Campo Grande News denunciou que construtoras de outros Estados estavam obrigando os clientes a contratar serviços de corretagem de empresas exclusivas.

Em reunião na tarde de hoje, o deputado estadual Paulo Corrêa (PR) cobrou um "pacto" entre o Procon e o setor imobiliário, para garantir os direitos dos consumidores.

Para o superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro, o crescimento do setor imobiliário, com a chegada de empresas de outros Estados e até internacionais, reflete no aumento de denúncias de práticas abusivas. "Além disso, muitos desses supostos profissionais recebem o dinheiro e somem, lesando os consumidores", complementa Lamartine.

Na primeira reunião, realizada em 12 de agosto, as construtoras e imobiliárias se comprometeram a mudar os contratos. Pela nova prática que seria formalizada por meio de TAC, as empresas passariam a cobrar um valor de entrada, que seria destinada ao custeio dos serviços de corretagem. Assim a responsabilidade de pagar o corretor é da construtora, e não do cliente.

Na avaliação do vice-presidente do Secovi (Sindicato da Habitação), Geraldo Barbosa de Paiva, a chegada de outras empresas desestimula o mercado de trabalho. "Normalmente, as construtoras de fora trabalhavam com empresas e mão de obra local, mas agora estão trazendo equipes de fora e muitas agem de má-fé; pegam o dinheiro e vão embora", alertou Paiva.

Os representantes das entidades voltarão a se reunir, em data a ser definida, para elaborar um documento com as propostas de regulação do mercado imobiliário no Estado. A reunião teve participação do conselheiro federal do Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) e do deputado estadual Carlos Marun (PMDB).

Nos siga no Google Notícias