ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Sindicalistas da Fetagri vão ao DF nesta 2ª para pedir reativação do Incra em MS

Fabiano Arruda | 10/04/2011 16:37

Categoria diz que situação do instituto está “insustentável” no Estado

Pelo menos cinquenta sindicalistas, ligados à Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso do Sul), chegam a Brasília (DF) nesta segunda-feira. Eles querem reunião com o ministro Alfonso Florense, do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e o presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Celso Lacerda.

Os sindicalistas contam apoio do presidente da Contag (confederação da categoria), Alberto Ercílio Broch, para viabilizar a audiência. Na pauta, buscam reverter a situação do instituto em MS, que está paralisado desde agosto de 2010, quando vieram à tona denúncias de corrupção interna no órgão.

“A situação do Incra em Mato Grosso do Sul está insustentável”, criticou Geraldo Teixeira de Almeida, presidente da Fetagri/MS. Segundo ele, centenas de casas que estavam sendo construídas nos assentamentos foram obrigadas a parar as obras por falta de pagamento de materiais de construção e de pessoal.

Segundo a Fetagri, a situação ficou mais complicada quando o Ministério Público Federal, de Dourados, entrou com ação cautelar inominada contra o Incra, em outubro do ano passado, que está em fase de recurso.

O problema, prossegue a federação, foi que essa decisão suspendeu todos os processos de habitação dos assentamentos, envolvendo o pagamento das empresas fornecedoras de matérias, mão-de-obra de pedreiros, pagamento das entidades organizadoras, criando inúmeros problemas com a queda de compromissos já assumidos.

O volume de trabalhadores acampados da Fetragri soma mais de 13 mil famílias, que aguardam atendimento na demanda ano de 2011/2012.

Aquisição de áreas – A Fetagri informa que a medida do MPF provocou outros problemas como a suspensão dos processos de aquisição de áreas para reforma agrária que estavam prontas para negociação.

São áreas como: Alvorada em Três Lagoas, São Marcos em São Gabriel do Oeste, Garça Branca em Nova Andradina, Mundo Novo em Aquidauana, Modelo em Nioaque, Jangada/Jamaica em Jardim, Sossego em Pedro Gomes, Olho d’àgua em Inocência, Paquetá em Naviraí, Ponta Porá e Bela Vista, Serro Alegre em Bodoquena, Pé-de-Boi em Jaraguari.

Nos siga no Google Notícias