ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Sindicato de Naviraí faz eleição sob vigilância do MPT

Redação | 01/09/2009 11:28

O MPT (Ministério Público do Trabalho) teve que intervir na eleição do Sindicato dos Vigilantes, Vigias, Guardas de Segurança e de Transportes de Valores de Naviraí e Região para garantir a lisura da eleição da diretoria. Após 19 anos, a entidade terá novo presidente. A eleição foi realizada no dia 20 de agosto, mas só agora o episódio foi divulgado à imprensa.

Segundo o MPT em Dourados, a votação ocorreu sem incidentes e os trabalhadores filiados decidiram por uma mudança. A chapa de oposição venceu a disputa com 104 dos 117 votos. Há quase duas décadas não havia mudança na presidência do sindicato.

O procurador do Ministério Público do Trabalho em Dourados, Gustavo Rizzo Ricardo, informou que buscou uma conciliação entre as chapas que disputavam a presidência do sindicato, mas o acordo não foi possível. Sugeriu então que fosse apresentada uma ação trabalhista e requisitada a participação do MPT como fiscal da lei. Em audiência judicial as chapas concorrentes acataram a proposta.

Todo o processo foi acompanhado pelo MPT. A lista de filiados aptos a votar foi apresentada ao procurador e foi montada uma comissão eleitoral imparcial, com a participação do Ministério do Trabalho e Emprego.

O procurador Gustavo Rizzo disse que os sindicatos devem atuar dentro dos limites da legalidade, sendo função do Ministério Publico do Trabalho a efetiva fiscalização dos sindicatos e sindicalistas que desrespeitam a lei.

Nos siga no Google Notícias