ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Sintercom/MS pode tirar políticos-apresentadores do ar

Redação | 04/06/2009 22:59

Todas as emissoras de rádio e televisão de Campo Grande, que contam em seu quadro de funcionários com políticos-apresentadores, receberão ainda nesta semana, através do Sintercom/MS (Sindicato dos Radialistas de Mato Grosso do Sul), notificações extrajudiciais para que esses apresentadores apresentem registros profissionais de radialistas ou jornalistas: as DRTs.

O presidente do Sintercom/MS, Lucio Maciel, frisa que a entidade quer acabar com a "farra" de programas apresentados por políticos sem registro profissional, que tem como principal objetivo intenções eleitoreiras. "Acho que as rádios e televisões devem manter em seus quadros somente profissionais habilitados, mesmo que políticos ou não".

Maciel cita que políticos como o deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), os vereadores Alcides Bernal (PP) e o ex-deputado estadual Raul Freixes, antes mesmo de exercerem cargos eletivos, já eram jornalistas e radialistas e tem seus registros profissionais.

Ainda de acordo com o presidente do Sintercom/MS, todas as emissoras tem prazo de três dias, após receber as notificações, para cumprir a determinação do sindicato. Caso isso não ocorra, se caracterizará uma situação de contravenção penal.

Após o recebimento das informações, o Sintercom/MS vai acionar a Delegacia Regional do Trabalho e moverá ação para análise do TJ/MS (Tribunal de Justiça de MS), a fim de que os programas com políticos-apresentadores sem registro sejam vetados do ar.

Segundo Lucio Maciel, políticos como o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), o deputado federal Waldir Neves (PSDB), o ex-deputado federal Ben Hur Ferreira (PSDB), os vereadores Vanderlei Cabeludo (PMDB) e Paulo Siufi (PMDB), bem como a secretária de Estado de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias podem perder seus cargos de apresentadores e respectivamente os programas.

Marquinhos apresenta o programa "Marquinhos Trad", na TV Guanandi e um programa de rádio; Waldir Neves e Tereza Cristina comandam o programa "Tema Livre" na TV Campo Grande; Ben Hur preenche lacuna quando os apresentadores do Tema Livre e do programa de rádio "Noticidade", da FM Cidade, não podem assumir o comando da apresentação; Vanderlei Cabeludo apresenta um programa sertanejo de rádio e está gravando pilotos para um programa de televisão; Paulo Siufi apresenta o programa de televisão "Médico da Família", na TV Campo Grande e Clemêncio Ribeiro apresenta um programa de rádio.

Picarelli comanda o programa "Picarelli com Você", na TV Guanandi; Raul Freixes atualmente está a frente do programa "O Povo na TV", na TV Campo Grande e Alcides Bernal apresenta um programa de rádio e está cotado para dividir a apresentação de um programa de televisão na TVMS (Record).

Nos siga no Google Notícias