ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Sistema avisa usuários sobre renovação da carteira do passe-livre intermunicipal

Flávia Lima | 23/11/2015 13:53
Quem utiliza o transporte intermunicipal de forma gratuita será avisado sobre validade de carteira. (Foto:Arquivo/Campo Grande News)
Quem utiliza o transporte intermunicipal de forma gratuita será avisado sobre validade de carteira. (Foto:Arquivo/Campo Grande News)

Pessoas que utilizam as carteiras que garantem o direito de utilizar gratuitamente o transporte rodoviário intermunicipal serão avisados sobre a necessidade de renovação do documdento através do Sistema Gestor de Controle de Benefícios, que vai alertar, tanto os usuários quanto as empresas de ônibus sobre datas de validade das carteiras.

Ao ser acessado para a emissão de uma passagem, o sistema gera o alerta informando se a carteira está prestes a vencer, se já está no período de renovação ou se já expirou e precisa ser revalidada.

O sistema, gerido pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), está configurado para aceitar as carteiras que tenham até no máximo 30 dias de vencidas, o que significa que nesse período o beneficiário, idosos ou pessoas com deficiência, ainda consegue ter o bilhete emitido.

Segundo o diretor de Normatização e Fiscalização da Agepan, Ayrton Rodrigues, o SGCB também vai revelar ao atendente, qual a situação do beneficiário,  que poderá ser orientado pelo funcionário da empresa, quando necessário, a renovar o cadastro.

A mesma informação também está disponível no site da Agência, no link que os beneficiários utilizam para consultar seu extrato de passagens gratuitas já utilizadas.

Os beneficiários devem ficar atentos, pois o documento tem validade de quatro anos a partir da data em que foi emitido. Após esse prazo, a Carteira precisa ser renovada. As validades começam a vencer em dezembro de 2015.

Existem atualmente cadastrados cerca de 86 mil idosos e 6.300 pessoas com deficiência. Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, 1.150 carteiras vencem no próximo mês e já precisam ser renovadas agora em novembro.

Para renovar, o usuário precisa procurar o Centro de Referência de Assistência Social de seu município, munido de RG, CPF e comprovantes de renda e de residência

Para evitar prejuízo ao beneficiário que eventualmente atrasar o pedido de renovação, as empresas transportadoras estão autorizadas pela Agepan a conceder o benefício por um período de até 30 dias após a data do vencimento da carteira. Após esse prazo, a emissão do passe-livre só vai ser possível com o documento já atualizado.

Nos siga no Google Notícias