ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Sisu inicia inscrições ofertando 33% mais vagas para instituições de MS

Viviane Oliveira | 06/01/2014 11:16
Evelyn Velasco no dia da prova do Enem. (Foto: João Garrigó)
Evelyn Velasco no dia da prova do Enem. (Foto: João Garrigó)

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) vai oferecer 8,6 mil vagas em três universidades e um instituto federal de Mato Grosso do Sul. As inscrições, que começaram hoje e vão até a próxima sexta-feira (10), devem ser feitas pelo site: sisu.mec.gov.br.

Este ano o número de vagas aumentou em 33% em relação ao ano passado. Os candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013 poderão concorrer a uma das 171.756 vagas em universidade federais, estaduais e institutos federais.

As vagas para o estado estão na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), IFMS (Instituo Federal de educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Para o diretor do Cursinho pré-vestibular do Morenão, Henrique Esquivel Júnior, os alunos estão se dedicando cada vez mais para conseguir entrar no curso que deseja em uma universidade pública. “Antes o aluno que ia fazer um curso na área de exatas não se interessava em estudar todas as matérias. Hoje para fazer o Enem o candidato se prepara em todas as áreas, independente do curso”, diz.

A estudante Evelyn Velasco de Arruda, 15 anos, vai cursar o 2º ano do Ensino Médio este ano, no entanto, mesmo assim fez o Enem, se inscreveu no Sisu e pretende cursar Farmácia ou administração ainda este ano. “Fiz para ter experiência e estou torcendo para conseguir um dos cursos que me inscrevi na UFMS”, conta a adolescente.

Depois de fazer um semestre em uma universidade particular, Manil Minarini Neto, 17 anos, trancou o curso no ano passado, fez cursinho pré-vestibular e deseja começar o ano cursando Eletrotécnica Industrial Analise ou Desenvolvimento de Sistema. “Esta é a 5ª vez que faço o Enem. Estou confiante que dessa vez eu consiga uma vaga na universidade federal”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias