ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Só 4 clubes de Campo Grande têm alvará para abrir este ano

Carlos Martins e Mariana Lopes | 08/02/2013 11:55
Coronel do Corpo de Bombeiros, Ociel Ortiz, procuradora do trabalho, Simone Rezende, e o presidente do Crea-MS, Jari Castro, na coletiva de imprensa na manhã de hoje  (Foto: Mariana Lopes)
Coronel do Corpo de Bombeiros, Ociel Ortiz, procuradora do trabalho, Simone Rezende, e o presidente do Crea-MS, Jari Castro, na coletiva de imprensa na manhã de hoje (Foto: Mariana Lopes)

O Ministério Público do Trabalho (MPT), o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MS) lançaram na manhã desta sexta-feira a campanha educativa “Ambiente seguro, diversão certa!” alertando a população quanto aos cuidados que devem ser tomados em casas noturnas, bares e clubes. A campanha, que se estenderá por todo o ano, foi lançada agora por ocasião do Carnaval, que atrai um grande público para estes estabelecimentos.

Dos 20 clubes vistoriados na Capital, quatro tinham Certificado de Vistoria e os demais foram notificados: o Rádio Clube Campo, o Clube Estoril, o Clube União e o Clube Nipo Brasileiro, na unidade do Centro. Os outros clubes, se quiserem abrir para o Carnaval deverão chamar os bombeiros entre hoje e amanhã para que nova vistoria seja feita, mostrando que as irregularidades detectadas foram sanadas.

Faz parte da campanha a distribuição de um panfleto com recomendações básicas. ”Trabalhando e se divertindo, preste atenção. Pequenos cuidados que fazem a diferença”, diz trecho do informativo. O folheto também será distribuído nas três maiores cidades do interior, Dourados, Corumbá e Três Lagoas.

Em relação às medidas, alguns pontos merecem a atenção dos foliões que forem se divertir em casas noturnas: saber se o estabelecimento possui Certificado de Vistoria dos Bombeiros e se está dentro da validade; localizar as saídas de emergência e se estão sinalizadas (para em caso de problema a pessoa saber para onde se dirigir); e verificar se existem extintores de incêndio. Em caso de problemas, o panfleto traz o número 193 do Corpo de Bombeiros para onde a pessoa pode ligar para fazer alguma denúncia.

Durante entrevista coletiva à imprensa a procuradora do Trabalho Simone Rezende explicou que num primeiro momento a campanha consiste na conscientização de trabalhadores e freqüentadores destes locais. “É importante que as pessoas prestem atenção nestas instruções, porque na hora do pânico, faz toda a diferença”, alertou. Ela disse, ainda, que o MPT irá fazer vistorias após o Carnaval focando na questão ambiental.

O coronel Ociel Ortiz fez um balanço parcial das casas vistoriadas para o Carnaval. Na Capital foram vistoriadas 45 casas de shows, boates e bares e também 20 clubes, dos quais três foram interditados: um no Jardim Monumento e dois na Avenida Manuel da Costa Lima. No interior, foram vistoriadas mais de 300 locais. Em Três Lagoas um clube foi interditado e três foram notificados.

“O Corpo de Bombeiros terá equipes de plantão para fazer vistorias caso sejam necessárias. Em 23 cidades a Corporação possui unidades, naquelas que não tiverem, equipes dos bombeiros irão garantir a segurança durante o Carnaval”, informou Ortiz.

O trabalho conjunto de Crea, MPT e Bombeiros é preventivo, para evitar tragédias como a que vitimou frequentadores e trabalhadores na boate Kiss, em Santa Maria

Nos siga no Google Notícias