ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Sob escolta da PF, Funai retoma estudos de novas áreas

Redação | 09/12/2009 14:27

Quinze meses após polêmica e pressão dos produtores rurais, a Funai (Fundação Nacional do Índio) retomou, sob escolta da Polícia Federal, os trabalhos para identificar novas áreas indígenas na região sul de Mato Grosso do Sul. Três grupos de trabalho começaram a trabalhar há oito dias, segundo a administradora regional do órgão em Dourados, Margarida Nicoletti.

Os grupos estão realizando estudos antropológicos para identificar as novas áreas indígenas em 26 municípios da região sul. O último foi instituído pela Portaria 1.415/2009, da Funai, constituindo o grupo de trabalho para realizar o estudo nos municípios de Caarapó, Dourados, Fátima do Sul, Juti, Vicentina, Naviraí, Amambai e Laguna Caarapã.

O objetivo é ampliar a reserva dos índios da etnia Guarani Caiwá, que conta com uma população de aproximadamente 40 mil pessoas. Estima-se que as novas áreas poderão somar de 600 mil a 3 milhões de hectares.

Para barrar o estudo, em agosto do ano passado, os produtores rurais e o Governo do Estado chegaram a divulgar que a Funai pretendia transformar toda a região, em torno de 12 milhões de hectares, em área indígena.

Polêmicas

Nos siga no Google Notícias