ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Sob risco de nova epidemia, morador não vê combate a dengue nos bairros

Viviane Oliveira | 30/10/2013 10:01
Débora  diz não ter visto a equipe do fumacê no bairro Noroeste. (Foto: Marcos Ermínio)
Débora diz não ter visto a equipe do fumacê no bairro Noroeste. (Foto: Marcos Ermínio)

Sob o risco de uma nova epidemia de dengue, desta vez do tipo 4, o combate a doença nos bairros de Campo Grande ainda é tímido. Moradores de vários bairros reclamam que não vêem a aplicação do fumacê nem as operações de limpeza. Outra preocupação é a sujeira nos terrenos baldios espalhados por todo lado da cidade, que com a falta de cuidado dos donos e vizinhos, ajuda na proliferação do mosquito.

Só neste ano foram registrados mais de 43 mil casos e 12 mortes, na Capital. Em todo Estado este número chega a 100 mil notificações, com 31 mortes. No bairro Guanandi, a dona de casa Ângela de Leon, 64 anos, diz que faz tempo que não vê o carro do fumacê passando na região. “Eles passaram no começo do ano, porém desde que começou a temporada de chuva, não vi mais a equipe fazendo os trabalhos de borrifação”, diz.

Moradora do mesmo bairro, Alice Rodrigues dos Anjos, 73, também relata que não tem visto o fumacê. “Peguei dengue há quatro anos e tenho medo de contrair a forma mais grave da doença”, reclama.

Longe do bairro Guanandi, do outro lado da cidade, no Jardim Noroeste, a dona de casa Débora de Jesus, 26, também diz não ter visto a equipe do fumacê na região. “Tenho a consciência que cada um tem que fazer a sua parte para evitar uma nova epidemia, mas aqui no bairro tem muita sujeira e terreno baldio, por isso, é necessária uma campanha maior”, destaca.

A Prefeitura anunciou no último dia 16, que as ações de combate à dengue com uso do fumacê foram intensificadas pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Segundo o órgão, foram 20 veículos montados com bombas para borrifação e mais 95 novos agentes chamados para fazer os trabalhos nos bairros.

Basta dar uma volta na cidade para encontrar lixo em terrenos vazios. (Foto: Marcos Ermínio)
Basta dar uma volta na cidade para encontrar lixo em terrenos vazios. (Foto: Marcos Ermínio)

A média do último Lira (Levantamento do Indice Rápido do Aedes aegipti, concluído no mês de setembro deste ano, foi de 0,2%, sendo que três localidades apresentaram índices acima de 1%: os bairro Planalto e São Francisco (1,1%) e o distrito de Anhanduí (1,5%). O próximo Lira deverá ser divulgado em novembro.

Neste ano os indicadores apresentados no Plano de Contingência para avaliar o alerta ou emergência para a dengue são: sorologia positiva para dengue, presença do sorotipo e monitoramento dos tipos presentes 1,2 e 4, monitoramento dos exames, casos graves em época não prevista e aumento da infestação predial.

Em todo País a doença aparece com quatro sorotipos, o que representa 4 chances de uma mesma pessoa contrair a doença, por mais que o tipo três ainda não tenha sido encontrado neste ano em Mato Grosso do Sul.

A classificação não é de gravidade, mas respeita a ordem que os vírus foram descobertos. O avanço do tipo 4 da dengue é uma ameaça a saúde publica, pois poucas pessoas foram infectadas com este tipo da doença no Estado.

Nos siga no Google Notícias