ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Sob risco de perder benefício, idosos sofrem com falta de informação

Luciana Brazil | 20/01/2014 14:07

Os aposentados e pensionistas que ainda não fizeram o recadastramento no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão até 28 de fevereiro para renovar a senha e comprovar que estão vivos. No entanto, alguns beneficiários são vítimas de má informação por parte dos bancos.

O beneficiário precisar ir até o banco com os documentos pessoais. No país, 4,7 milhões de pessoas ainda precisam fazer o recadastramento.

Segundo o presidente da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas de Mato Grosso do Sul, Alcides Ribeiro, além de alguns beneficiários terem feito o recadastramento sem saber, as próprias instituições financeiras muitas vezes dão informação errada.

“Teve um aposentado que foi no banco e disseram para ele que não havia solicitação de recadastramento, mas na verdade ele tinha que fazer. Aí, precisou voltar”, disse Ribeiro.

Outra falha, segundo ele, acontece durante um simples atendimento. “Minha esposa foi sacar o benefício e voltou dizendo que a atendente havia feito várias perguntas, que não são feitas geralmente. E eu disse que e mulher estava era fazendo o recadastramento, mas não avisou”, disse.

INSS- O recadastramento começou em maio de 2012. Em agosto do ano passado, o INSS e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciaram a ampliação do prazo para 28 de fevereiro deste ano. A partir desta data, o pagamento dos benefícios para quem não se recadastrou poderá ser suspenso.

De acordo com o INSS, 26,1 milhões de beneficiários já atualizaram seus dados em uma agência bancária. Ainda precisam fazer o recadastramento 4,7 milhões de aposentados e pensionistas no país.

A orientação para quem não pode ir ao banco é nomear um procurador. Para isso, será preciso cadastrar o representante na agência em que o segurado recebe o benefício. É necessário apresentar a procuração registrada em cartório e um atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário.

Regras- Não é preciso ir até o INSS para fazer o recadastramento. O aposentado ou pensionista deve ir ao banco onde se recebe o benefício para se recadastrar.

Agora, para saber se o recadastramento foi feito basta ir até uma agência do INSS, e não é necessário agendamento.

Em Mato Grosso do Sul, a Superintendência Regional do INSS informou que não dispõe a informação de quantos aposentados não fizeram o recadastramento e precisam correr contra o tempo para renovar a senha. 

Nos siga no Google Notícias