ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Soldados de MS esperam tempestade tropical no Haiti

Redação | 04/11/2010 08:15

O batalhão brasileiro, que está em Missão de Paz no Haiti, está em preparação para a tempestade tropical "Tomas", e avisa da dificuldade de comunicação que os soldados terão enquanto o fenômeno atingir o local. Dos 810 homens do Brabatt 2 (2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz) que estão no Haiti, 520 são de Mato Grosso do Sul.

O batalhão atua desde agosto deste ano e a previsão é de que o centro da tempestade (olho) passe por Porto Príncipe, onde estão os brasileiros, a partir das primeiras horas de amanhã (5).

Desde o dia 28 de outubro que as autoridades haitianas, a ONU (Organização das Nações Unidas, a Minustah (Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti) e o Comando do Brabatt 2 acompanham o desenvolvimento da tempestade tropical "Tomas", formada na região sudoeste do Mar do Caribe.

O batalhão brasileiro, a fim de proteger as pessoal e amenizar efeitos sobre materiais e instalações, vai usar os chamados "kits furacão". Além disso vão as viaturas de forma a cortar o efeito dos ventos, e determinar a permanência em locais protegidos até que os ventos diminuam.

O comandante do Brabatt 2, coronel Polsin, prevê a possibilidade da comunicação telefônica e de internet com familiares ser cortada durante a tempestade tropical. "Para mantermos nossas famílias informadas, passaremos informações ao Comando Militar do Oeste e ao Comando Militar do Planalto, que se encarregarão de repassá-las às suas Organizações Militares aos nossos entes", informou o comandante.

O coronel ainda afirmou contar com a torcida dos brasileiros. "Continuamos contando com suas orações para que nossa missão continue sendo tão bem cumprida como vem ocorrendo até agora".

Nos siga no Google Notícias