ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

STF adota rito sumário em ação que questiona lei de MS sobre planos de saúde

Marta Ferreira | 22/12/2010 13:39

A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do STF (Supremo Tribunal Federal), adotou o rito sumário no julgamento da a ajuizada pela Unidas (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) contra a lei sul-mato-grossense 3.885. A lei obriga as operadoras de planos de saúde que atuam no Estado a fornecer ao consumidor informações com o motivo da negativa de custeio de assistência médica de qualquer natureza, entre outros documentos.

Com o rito sumário, a ministra deixou de apreciar o pedido de liminar para suspender a lei e o processo vai direto para o julgamento definitivo, diante “da relevância da matéria e de seu especial significado para a ordem social e a segurança jurídica”, como escreveu a .

Na decisão, a ministra determina que sejam providenciadas as informações sobre a matéria e que se manifestem a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República.

Questionamento- A Unidas representa as entidades privadas que operam planos de assistência à saúde, organizadas na modalidade de autogestão. Na ação, entidade alega que a lei estadual usurpa a competência privativa federal para legislar sobre direito civil, comercial e política de seguros, impondo obrigações na prestação da assistência médico-hospitalar, que é regida por contratos de natureza privada.

Para a entidade, a lei estadual impõe obrigações às operadoras privadas de plano de saúde “a despeito dos contratos que regulamentam as respectivas relações”. A Unidas lembra que relações jurídicas disciplinadas contratualmente constituem “manifestos atos jurídicos perfeitos e acabados” que “geram direitos garantidos pela norma de regência da época da celebração (do contrato), insuscetíveis de serem alcançados ou afetados por legislação posteriormente promulgada, ainda que de ordem pública”.

A lei determina que as operadoras devem fornecer ao consumidor informações e documentos com o motivo da negativa de cobertura parcial ou total de procedimento médico, cirúrgico ou de diagnóstico, bem como de tratamento e internações. Isso deve ser feito no caso de negativa de custeio de assistência à saúde de qualquer natureza, ainda que esta seja fundamentada em lei ou cláusula contratual. Além da motivação, devem ser entregues ao consumidor os dados completos da empresa.

A previsão da lei a aplicação de penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor em caso de descumprimento. Se a operadora do plano se negar a realizar atendimentos de urgência e emergência, a lei determina a aplicação de multa que não seja inferior a mil vezes o valor da Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (Uferms), o equivalente, hoje, a R$ 15 mil.

Nos siga no Google Notícias