ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

STF aponta falta de elemento concreto para prisões da Lama Asfáltica

Aline dos Santos | 22/06/2016 10:42
Giroto deixou presídio no começo da madrugada desta quarta-feira, após 42 dias atrás das grades. (Foto: Alcides Neto)
Giroto deixou presídio no começo da madrugada desta quarta-feira, após 42 dias atrás das grades. (Foto: Alcides Neto)

Ao conceder habeas corpus para os presos na segunda fase da operação Lama Asfáltica, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), considerou que não há elemento concreto para justificar as prisões.

A liminar colocou em liberdade Edson Giroto, ex-secretário estadual de Obras e ex-deputado federal, o empresário João Amorim, dono da Proteco Construções, e mais seis pessoas.

“Destacou-se ser indispensável a prisão considerada a existência de indícios de continuidade da prática delituosa, com base nos elementos probatórios obtidos na investigação. Sem referência a qualquer elemento concreto, aludiu-se à indispensabilidade de assegurar campo propício à observância da lei penal”, afirma o ministro na decisão.

Em seguida, ele informa que quanto ao risco à aplicação da lei penal, há de reportar-se, obrigatoriamente, a dado concreto. “Fora isso é a suposição do excepcional, do extravagante, o que não é suficiente a respaldar a preventiva”.

De acordo com a liminar, o possível envolvimento em crime não leva à inversão da sequência do processo-crime, que direciona a apurar para, selada a culpa, prender.

O habeas corpus, deferido ontem (dia 21), foi apresentado pela defesa do empresário João Alberto Krampe Amorim dos Santos. A alegação inclui que o tribunal veda prisão processual destinada a fim punitivo, que não há elemento concreto para risco de fuga e as condições favoráveis do preso (primariedade, bons antecedentes e ocupação lícita).

Na concessão da liminar, a Justiça fez as seguintes ressalvas: “Advirtam-no da necessidade de permanecer na residência indicada, atendendo aos chamamentos judiciais, de informar transferência que venha a ocorrer e de adotar a postura que se aguarda do homem integrado à sociedade”

Pacote - Na decisão, o ministro estendeu o benefício para Ana Paula Amorim Dolzan (filha de Amorim) ; Wilson Roberto Mariano de Oliveira, o Beto Mariano (servidor da Agesul e ex-prefeito); Mariane Mariano de Oliveira (filha de Beto); Edson Giroto; Flávio Henrique Garcia Scrocchio (cunhado de Giroto); Rachel Rosana de Jesus Portela Giroto (esposa de Giroto); e Elza Cristina Araújo dos Santos (sócia de Amorim).

Os homens estavam presos no Centro de Triagem, no Jardim Noroeste, em Campo Grande. Eles foram soltos nos primeiros minutos desta quarta-feira (dia 22). Nenhum deles quis falar com os jornalistas. As mulheres cumpriam prisão em regime domiciliar.

Anteriormente, os pedidos de liberdade foram negados no TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Lama – Todos foram presos no dia 10 de maio, quando a PF (Polícia Federal) realizou a operação Fazendas de Lama, que corresponde à segunda fase da Lama Asfáltica, ação realizada em 9 de julho de 2015. Na ocasião, foram cumpridos 15 mandados de prisão temporária, sendo oito convertidos em preventiva.

Foi identificado R$ 44 milhões em desvio de recurso público e a formação de uma rede de “laranjas”, composta por familiares e terceiros, para lavagem do dinheiro de origem ilícita.

Conforme a denúncia, os valores foram transformados principalmente em fazendas, que totalizam 67 mil hectares espalhados por Mato Grosso do Sul. A operação foi realizada pela PF, Receita Federal e CGU (Controladoria-Geral da União).

As prisões foram decretadas pela 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande por crimes de lavagem de dinheiro, tendo como antecedente peculato, corrupção passiva e ativa; dispensa ilegal de licitação; fraude à licitação; fraude à licitação em prejuízo da Fazenda Pública; obtenção fraudulenta de financiamento em instituição financeira; aplicação ilegal de recursos provenientes de financiamento concedido por instituição financeira; e associação criminosa.

Defesa – De acordo com Hilário Carlos de Oliveira, que atua na defesa de Beto Mariano e Mariane, as prisões foram absurdas. “Todos estão em casa normalmente. Segue a vida e vão responder ao processo em liberdade”, diz. A reportagem não conseguiu contato com as defesas de Giroto e Amorim.

Nos siga no Google Notícias