ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

STF derruba lei que exige certidão sobre direito do consumidor em licitação

Aline dos Santos | 17/09/2016 10:08

Após dez anos, o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou inconstitucional a Lei 3.041/2005, que exigia apresentação de certidão negativa de violação dos direitos do consumidor para empresas que contratam com o governo em Mato Grosso do Sul.

A Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) foi apresentada em 2006 pela Procuradoria-Geral da República. No julgamento, realizado no último dia 8, a maioria dos ministros entendeu que a competência para legislar sobre o tema é da União.

“O diploma introduziu requisito genérico e novo para qualquer licitação e se apropriou de uma competência que cabe privativamente à União”, concluiu o relator, ministro Teozi Zavascki, sobre a lei estadual. Para ele, dada a natureza de sua competência, os Estados não poderiam dispor sobre requisitos para a participação em licitação.

A Lei 3.041 estava em vigor desde 8 de julho de 2006, na gestão do então governador Zeca do PT. A Certidão de Violação dos Direitos do Consumidor era exigida de pessoas físicas ou jurídicas na contratação com a administração pública e com as suas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, seja nas negociações diretas ou por meio de qualquer uma das modalidades de licitação.

Nos siga no Google Notícias