ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

STJ mantém condenação de servidor por corrupção ativa

Redação | 17/08/2010 08:01

A Quinta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) manteve sentença da Justiça de Mato Grosso do Sul que condenou o servidor público federal Alcides Marini a cinco anos e quatro meses de reclusão por corrupção passiva. O servidor requereu o trancamento da ação penal alegando atipicidade da conduta.

Segundo os autos, o servidor, que era supervisor da unidade de cálculos da Justiça Federal de Campo Grande, recebeu R$ 2 mil para acelerar a elaboração dos cálculos e agilizar a expedição de precatório em processo judicial. O fato caracteriza o recebimento de vantagem indevida para a prática irregular de ato relacionado com o exercício da função.

O advogado de Marini, Ricardo Trad, recorreu ao STJ , alegando que não houve delito. No pedido de habeas corpus, alegou que o processo em questão encontrava-se com embargos à execução opostos pela União pendente de julgamento, circunstância que impediria qualquer agilização para a expedição do precatório pretendido.

Para o relator do habeas corpus no STJ, ministro Jorge Mussi, a denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual a sentença condenatória demonstraram suficientemente que o réu, no exercício de suas funções, recebeu vantagem indevida para realizar ato funcional de sua competência e adiantar a elaboração de cálculos em ação judicial. O voto foi acompanhado por unanimidade pelos integrantes da turma.

Nos siga no Google Notícias