ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Subsecretaria da Mulher cria programa de crédito para vítimas de violência

Governo lançou ações para as mulheres em 2016 e apresentou balanço do ano passado

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 08/03/2016 10:11
à esquerda, a vice-governadora do Estado, Rose Modesto (PSDB), no centro, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com a primeira-dama Fátima Azambuja e subsecretária de Políticas para Mulheres, Luciana Azambuja. (Foto: Fernando Antunes)
à esquerda, a vice-governadora do Estado, Rose Modesto (PSDB), no centro, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com a primeira-dama Fátima Azambuja e subsecretária de Políticas para Mulheres, Luciana Azambuja. (Foto: Fernando Antunes)

O governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, lançou, nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, uma série de programas para atender mulheres vítimas de violência, além de parcerias com a Polícia Civil e OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul).

Sobre o crédito para as mulheres, a vice-governadora do Estado e secretária da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Assistência Social), Rose Modesto (PSDB), o incentivo, inicialmente de R$ 2 mil a R$ 3 mil, com 1% de juros ao mês, será uma forma de ajudar a mulher que sofreu alguma violência a abrir seu próprio negócio, para a independência financeira.

Além deste projeto, o governo prevê uma parceria com a Funtrab (Fundação do Trabalho), para a qualificação profissional das vítimas e também de suas famílias, com o objetivo de inseri-las no mercado de trabalho. Rose ressaltou a importância de estender o projeto à família, em caso de feminicídio.

A parceria com a Polícia Civil, assinada hoje, cria um núcleo de violência contra a mulher, para que todos os casos de violência sejam repassados para a Subsecretaria, que avaliará e acompanhará o atendimentos dos envolvidos.

Com a OAB, foi firmado um projeto de palestras mensais sobre a Lei Maria da Penha, em locais que ainda serão definidos. Nos encontros, deverão ser repassadas informações a respeito dos direitos dos familiares e da vítima.

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), ressaltou maior empenho, em 2016, para diminuir os índices, considerados altos em Mato Grosso do Sul. “Temos que melhorar também a questão do salário ainda ser 65% menor em relação ao do homem, além da participação da mulher na política”.

Além dos projetos firmados, o Executivo Estadual quer trabalhar políticas para diminuição dos casos de violência, igualdade salarial e espaço em cargos do poder público.

Balanço – Segundo a vice-governadora, em 2015 foram realizadas palestras de discussão da Lei Maria da Penha nas escolas estaduais. Este projeto deverá continuar este ano, assegurou. Grupo sobre feminicídio, com a participação da Polícia Militar e Civil, também foi ressaltado pela subsecretária Luciana Azambuja. Segundo ela, a comissão permitiu a criação de um protocolo de atendimento das vítimas de violência.

Destacou também a Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher na Casa da Mulher Brasileira, além de três projetos de leis aprovados na Assembleia Legislativa de MS. Pela delegacia, 9.232 mulheres foram atendidas, segundo a subsecretária.

Houve 18 tentativas de feminicídio e 4 mortes, além de mais de 123 casos de estupro. Do total de casos de violência doméstica, mais de 90%, de acordo com Luciana, foram praticados por companheiros ou ex companheiros.

Nos siga no Google Notícias