ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Sucessão de erros provocou desmoronamento, aponta laudo

Redação | 14/09/2010 17:28

Após sete meses da chuva torrencial que destruiu parte da Rua Ricardo Brandão, no bairro Chácara Cachoeira em Campo Grande, o laudo pericial foi entregue ontem ao síndico do condomínio Cachoeirinha, onde moram os principais prejudicados pelo desmoronamento de trecho da Avenida Ceará e da queda da quadra de esportes do conjunto residencial.

O perito Vinicius Alexsander Oliva Sales Coutinho, designado pela justiça, elencou seis pontos em sua conclusão sobre a situação do local atingido pela chuva em 27 de fevereiro deste ano.

De acordo com o laudo, a área da Ricardo Brandão e o entorno do condomínio Cachoeirinha perderam permeabilidade (capacidade do solo de absorver água) por conta das construções erguidas e de passagem de camada asfáltica em área de vegetação e mata ciliar, no trajeto do córrego Prosa.

A Ricardo Brandão foi construída sob o local de estrangulamento do curso do córrego, e está localizada na parte mais baixa da bacia do Prosa. Por conta desses fatores, a região necessidade de um sistema de drenagem eficiente, e que mantenha área de vegetação, lazer e reflorestamento, garantindo a sustentabilidade do local.

Vinicius Coutinho aponta ainda as obras na Avenida Ceará, que desmorou em 22 de dezembro de 2009, como justificativa para o problema na Ricardo Brandão. As atividades para restaurar o trecho da avenida levaram entulhos para o sistema de drenagem, que era deficitário.

Com a obstrução aliada ao volume de chuvas a água invadiu a avenida, descolando placas de asfalto e levando destruição na região abaixo do pontilhão.

Análise

Nos siga no Google Notícias