ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Superdotado, aluno garante que não é estudioso e ganha prêmio nos EUA

Luciana Brazil | 10/09/2013 14:59
Gabriel garante que não é estudioso, mas tem facilidade para apreender. (Foto: Cleber Gellio)
Gabriel garante que não é estudioso, mas tem facilidade para apreender. (Foto: Cleber Gellio)

Com apenas 17 anos e um futuro promissor pela frente, o estudante campo-grandense Gabriel Tiago Galdino já coleciona prêmios em programas de iniciação científica. O reconhecimento ultrapassou a fronteira do país e recentemente o estudante do terceiro ano recebeu dois prêmios nos Estados Unidos, na Feira de Ciências Internacional, em Phoenix, Arizona.

Meio sem jeito, ele confirma o que muitos imaginam. No teste do QI (quociente de Inteligência) o estudante foi classificado como superdotado. “É! Fui classificado com altas habilidades”, conta como se tivesse vergonha de dizer.

De óculos, jeito tímido, mas com seriedade de um cientista consagrado, o menino sabe muito bem aonde quer chegar. Diferente de muitos jovens, a profissão já estava definida desde cedo. “Quero fazer química e ser pesquisador. Sempre quis ser cientista. Desde criança sempre fui diferente, sempre me perguntei como as coisas funcionam”.

Gabriel desenvolveu um sabão feito à base um óleo retirado da castanha de caju, que mata as larvas de mosquito da dengue. O feito, orientado pelo professor da UFMS (universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Adilson Beatriz,foi premiado no Estados Unidos.

“O líquido da castanha de caju é um resíduo poluente e muito ácido. Tentei encontrar uma forma de retirar a acidez do líquido e transformei em um sabão, que colocado na água mata as larvas da dengue”.

Superdotado, aluno garante que não é estudioso e ganha prêmio nos EUA

Hoje (10) pela manhã Gabriel foi premiado simbolicamente, na abertura do Fórum Nacional de Tecnologias, em Campo Grande, no Hotel Grand Park, que reúne secretários estaduais e fundações estaduais de amparo à pesquisa.

Elogiado pelo governador do Estado André Pucinelli (PMDB) e pelo secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luís Antônio Elias, representando o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, Gabriel cativou o público. Sério, ele agradeceu a oportunidade das bolsas de estudos oferecidas pelas fundações de tecnologia.

Além da UFMS, o jovem cientista diz que vai prestar vestibular na USP (Universidade São Paulo), uma das mais concorridas do país. E para muitos, a aprovação é certa.

Ele garante que não é estudioso. “Não preciso estudar. Tenho facilidade para apreender”, disse o sortudo. Hoje, ele está matriculado na escola particular Nova Escola, mas quando ganhou o prêmio cursava o segundo ano na colégio estadual José Maria Hugo Rodrigues, no Bairro Mata do Jacinto.

Nos siga no Google Notícias