ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Superlotado, presídio de Coxim abriga 118, mas capacidade é para 24

Francisco Júnior | 23/01/2014 09:13

Com capacidade para 24 detentos, o presídio de Coxim abriga atualmente 118 presos. A superlotação foi constatada pela Comissão Provisória do Sistema Carcerário de Mato Grosso do Sul que visitou o local ontem (22).

Conforme a Comissão, no presídio são cinco celas comuns e uma de segurança média que teria que abrigar seis detentos cada uma, o que não acontece, já que são de 12 a 18 pessoas por cela.

Em MS, a situação é crítica, com 12.400 presos em uma capacidade de lotação de 6.446, o que representa um déficit de 5.954 vagas.

A iniciativa do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) de desenvolver o mutirão foi devido ao caos do sistema prisional brasileiro, as constantes rebeliões e as recentes notícias sobre a situação deflagrada nos presídios do Maranhão e Rio Grande do Sul. A Comissão da Seccional sul-mato-grossense, formada por oito advogados, foi nomeada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Júlio Cesar Souza Rodrigues, no último dia 13.

Além das cinco unidades prisionais da Capital, a Comissão visitou também, na segunda-feira (20), a Unidade de Segurança Média de Três Lagoas. O local, que tem capacidade para 248 detentos, abriga 515. Dando prosseguimento à agenda, na próxima semana serão vistoriados presídios de mais cinco cidades do interior. Na segunda-feira (27) a Comissão estará em Corumbá e Dois Irmãos do Buriti e na quinta (30) visita as penitenciárias de Dourados, Naviraí e Ponta Porã.

Em Coxim a visita foi feita pelo presidente da Comissão, Carlos Magno Couto, o vice-presidente Luiz Carlos Saldanha Junior, que é membro da Coordenação Nacional de Acompanhamento do Sistema Carcerário, o advogado Caio Magno Duncan Couto, da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS, o conselheiro estadual Jordelino Garcia de Oliveira e o secretário geral da Subseção de Coxim, Abílio Júnior Vaneli.

Nos siga no Google Notícias