ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Superlua de Sangue vai surgir no céu de MS as 21h de hoje

Caroline Maldonado | 27/09/2015 11:56
De todo Brasil, será possível contemplar o eclipse total de uma Superlua de Sangue (Foto: Nasa)
De todo Brasil, será possível contemplar o eclipse total de uma Superlua de Sangue (Foto: Nasa)

Uma combinação de fatores promete um espetáculo, que vai surgir no céu de Mato Grosso do Sul a partir das 21h deste domingo (27), horário em que a Lua vai começar a escurecer e ganhar coloração avermelhada. O auge do eclipse será às 22h48, no horário local. De todo Brasil, será possível contemplar o eclipse total de uma Superlua de Sangue.

A última vez em que os dois fenômenos ocorreram ao mesmo tempo foi em 1982 e o próximo vai ser somente daqui a 18 anos, em 2033, conforme previso pelos cientistas.

Em MS, a Super Lua de Sangue poderá ser vista até 00h30 de segunda-feira (28). O eclipse total será visível nas Américas do Norte e Sul, Europa, África e partes da Ásia e Pacífico.

Superlua – Como a órbita da lua não é um círculo perfeito, em alguns pontos ela parece estar mais próxima do planeta Terra. De acordo com a Nasa (Agência Espacial Norte-americana), a superlua acontece uma vez por ano, em média. Neste ano já ocorreram duas, mas a de hoje será a mais próxima da superfície terrestre.

A lua estará cerca de 48 mil quilômetros mais perto da Terra do que quando está em seu local mais afastado. Isso faz com que a Lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que uma Lua cheia em seu ponto mais distante, conforme explicou o cientista Noah Petro em publicação do portal da Nasa.

Eclipse – O eclipse lunar ocorre cerca de duas vezes por ano. A sombra da Terra cobre a Lua, conforme o planeta se coloca entre o Sol e o satélite. Esse processo dura mais de uma hora. A cor vermelha é resultado da influência da atmosfera terrestre nos raios de luz.

O eclipse de uma superlua ocorreu apenas cinco vezes desde 1900. O eclipse com a Lua Sangrenta, como também é conhecida, se deu em 1910, 1928, 1946, 1964 e 1982. “É raro porque é algo que uma geração inteira pode não ter visto”, diz Petro. Vídeo publicado pela Nasa (em inglês) explica o acontecimento.

Nos siga no Google Notícias