ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Supremo nega HC para dono de loja de armas em Pedro Juan

Redação | 04/08/2009 16:51

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, determinou arquivamento do habeas corpus em que o libanês Nadim Raymond El Hage, dono de uma loja de armas em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, pede para responder em liberdade a ação penal por tráfico internacional de armas.

Mendes afirmou que o HC não pode ser examinado antes de ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça. O caso está sendo julgado na Justiça Federal em Ponta Porã, a 348 quilômetros de Campo Grande.

Ele é acusado de ser um dos chefes do esquema de tráfico de armas na fronteira entre Brasil e Paraguai. Em seu estabelecimento e no de um corréu, acusado de ser outro chefe do esquema, a Polícia Federal encontrou arsenais que supostamente abasteciam facções criminosas que atuam naquela região fronteiriça.

"Verifica-se que a causa de pedir deste habeas não tem relação com aquela que ensejou o ato do Superior Tribunal de Justiça aqui atacado", disse o ministro. Ele ressaltou que o STJ concedeu integralmente pedido formulado pela defesa do libanês no HC 89301, anulando a ação penal a partir da oitiva de testemunhas.

Mendes explicou que apenas recentemente é que a defesa passou a contestar, no tribunal de origem, o excesso de prazo da prisão preventiva, o que motivou, em 10 de junho de 2009, a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. "O pedido formulado na inicial deste habeas não teve o crivo do Superior Tribunal de Justiça, carecendo, assim, o Supremo Tribunal Federal de competência para analisá-lo, sob pena de supressão de instância", concluiu o ministro, que arquivou a ação.

Nos siga no Google Notícias