ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Supremo pode considerar ilegal greve da Polícia Civil

Redação | 21/05/2009 17:20

O Supremo Tribunal Federal pode aprovar uma súmula vinculante para proibir a greve dos policiais civis. Ao aprovar a competência do Tribunal de Justiça de São Paulo para julgar a greve da Polícia Civil, os ministros defenderam a proibição da paralisação dos agentes, apesar da Constituição assegurar o direito de greve dos servidores públicos.

A proposta foi apresentada pelo relator da Reclamação 6568, ministro Eros Grau, que citou jurisprudência das Cortes Constitucionais da Itália, França e Espanha que proíbem a greve no setor, sob o fundamento de que se trata de um setor essencial que visa a proteger direitos fundamentais do cidadão em geral, garantidos nas respectivas Constituições.

Eros Grau sustentou a relativização do direito de greve no serviço público, defendendo a sua extensão a todos os serviços de que dependa a ordem pública. Entre eles, citou a Justiça (atividade indelegável), as categorias responsáveis pela exação tributária e a saúde. "Não importa se o serviço é público, mas a recusa da prestação é inadmissível", sustentou.

Ao endossar a posição do relator, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, disse que há categorias cuja greve é inimaginável.

Nos siga no Google Notícias