ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Supremo suspende norma sobre horário de funcionamento do Judiciário

Fabiano Arruda | 01/07/2011 09:21
Ministro decidiu suspender a norma até o julgamento definitivo da ADI ajuizada pela AMB. (Foto: Arquivo)
Ministro decidiu suspender a norma até o julgamento definitivo da ADI ajuizada pela AMB. (Foto: Arquivo)

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu liminarmente os efeitos da Resolução nº 130, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que prevê horário de funcionamento uniforme para o judiciário.

A decisão foi tomada na ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4598, ajuizada no STF pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros).

A ação questiona a validade do artigo 1º da Resolução nº 130, editada pelo Conselho Nacional de Justiça, que prevê que o expediente dos órgãos do judiciário de segunda a sexta-feira, no mínimo, das 9h às 18h.

Segundo informações do STF, Fux decidiu suspender a norma até o julgamento definitivo da ADI "especialmente porque, tal como ocorre com os empregados de bancos, por exemplo, juízes e servidores do Poder Judiciário também trabalham quando o atendimento não é aberto ao público. Jornada de trabalho e horário de atendimento ao público são temas que não podem ser confundidos".

Tribunais de todo País tinham até o final do mês de junho para cumprir a resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre o horário.

Na terça-feira, o presidente do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Luiz Carlos Santini, havia sinalizado que aguardava o julgamento da ADI no STF. Para Santini, o impasse para o Judiciário em MS em atender no período integral é adotar o expediente sem aumentar a folha de pagamento.

Advogados e juízes em todo País reclamaram por terem de trabalhar por mais tempo com a decisão do CNJ. Além disso, magistrados se queixam que em alguns estados, como no Nordeste, é inviável trabalhar à tarde por conta do forte calor.

Nos siga no Google Notícias